-
Arquitetos: ME Arquitetura
- Área: 1084 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Larisa Sad - Urban Sadness
Descrição enviada pela equipe de projeto. A CASA SJ foi projetada como um refúgio de fim de semana no campo, destinado a acolher uma grande família em busca de descanso e conexão. Construída inteiramente em concreto usinado in loco, a casa adota uma estética minimalista e brutalista, com uma paleta reduzida de materiais que valoriza o essencial e reforça a integração com o entorno. Para equilibrar a força do concreto, a marcenaria e as portas foram executadas em madeira cumaru, trazendo um aspecto natural e caloroso ao projeto.
O programa da casa foi pensado para aliar funcionalidade e convívio. Com seis suítes no primeiro pavimento e três no térreo, todos os quartos foram estrategicamente posicionados para oferecer vistas privilegiadas do Parque Nacional. Essa mesma paisagem pode ser admirada do lounge na cobertura, que se torna um ponto de encontro adicional para momentos de contemplação e descontração.
Os espaços sociais ocupam o centro do projeto, priorizando a integração entre a sala de TV, sala de estar, sala de jantar e varanda coberta. Esses ambientes fluem para a cozinha e o espaço de churrasqueira, criando uma conexão entre áreas internas e externas. A casa se torna uma grande varanda integrada. A área de lazer externa é emoldurada por um pergolado de eucalipto que conduz à piscina revestida em pedra natural, proporcionando um ambiente que promove a conexão com a natureza e o desligamento do ritmo cotidiano.
Sem revestimentos internos, exceto na área da piscina, a CASA SJ explora uma relação direta com a paisagem. Sólida, porém acolhedora, a casa reflete uma harmonia entre o espaço construído e o entorno natural, valorizando tanto a convivência quanto a contemplação. A robustez traduz a essência do projeto, que celebra a vida em família em um cenário marcado pela beleza e tranquilidade.