-
Arquitetos: PPAA
- Área: 3800 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Anders Hviid
-
Fabricantes: Vipp
Como o mais recente hotel da marca dinamarquesa Vipp, esse projeto é enraizado em sua localização no deserto e topografia única, integrando-se perfeitamente à paisagem. PPAA criou um jogo dinâmico de volumes estrategicamente posicionados e escadas externas em níveis que respondem cuidadosamente aos contornos do local. A estrutura resultante presta homenagem à região, bem como à sua cultura de vivência interna/externa. A propriedade de cinco quartos é composta por uma casa principal, duas pousadas conectadas, um pátio coberto, uma piscina no terraço e varandas.
Uma piscina circular no terraço foi concebida como um oásis onde os hóspedes podem desfrutar de vistas expansivas do oceano e do céu, enquanto o terraço coberto é o centro social de gravidade do hotel, criando um local convidativo para encontros durante todo o ano, do dia à noite. Usando materiais naturais do local, a construção em terra compactada do Vipp Todos Santos é ideal para seu clima, construída de forma sustentável, resfriando naturalmente durante o dia e isolando termicamente à noite. Paredes robustas, feitas de terra compacta em seu estado bruto, revestem o exterior e o interior do volume. Suas janelas expansivas emolduram vistas panorâmicas do oceano, conectando ainda mais o interior com seus arredores naturais.
Apresentando uma interação de tons e texturas naturais, seus espaços serenos foram criados para evocar uma sensação de tranquilidade, integrando móveis personalizados e detalhes que homenageiam o artesanato local e técnicas de tecelagem, bem como obras de arte, têxteis e peças de cerâmica provenientes da região. Cada elemento foi selecionado para complementar a paleta de materiais minimalista de terra, concreto e madeira. As persianas, tecidas com ramos da árvore local Palo de Arco, acrescentam um toque artesanal ao volume e projetam sombras em constante mudança ao longo do dia.
O espaço de estar em planta aberta é equipado com a nova cozinha Vipp em alumínio anodizado, e a coleção de móveis, iluminação, banheiros e exteriores da marca foi distribuída por toda parte. Um projeto de contrastes, o Vipp Todos Santos cria um diálogo entre as tradições de design mexicanas e dinamarquesas.
Agora em seu 85º ano, este projeto é o 10ª hotel Vipp e se junta a um portfólio crescente de edificações arquitetonicamente significativas em locais espetaculares, muitas vezes remotos, que a marca abriu desde 2014. Arquitetos renomados, de David Thulstrup a Snohetta, trabalharam em suas acomodações, desde o campo dinamarquês até Puglia e os Pireneus, cada uma totalmente única e conectada ao seu lugar. Vipp Todos Santos é o décimo hotel no portfólio da marca e o primeiro na América do Norte.