-
Arquitetos: AART Architects, ADEPT
- Área: 1400 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Morten Aagaard Krogh
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse novo hub de inovação para empresas de tecnologia oferece uma estrutura criativa para ideias e projetos. O edifício de 18 andares, INCUBA Next, projetado pela ADEPT e AART, combina quase 20.000 metros quadrados de espaços de escritório flexíveis de alta qualidade com instalações compartilhadas e vistas marcantes da cidade. Há mais de 30 anos, o parque de pesquisa INCUBA em Aarhus, Dinamarca, tem sido um ponto de encontro único entre tecnologia limpa e ciências humanas. Com fortes laços com a universidade local e a missão de fomentar oportunidades de negócios para pequenas empresas, o INCUBA faz a ponte entre pesquisa, estudantes e indústria. Recentemente concluídos, os 18 andares e quase 20.000 m2 do INCUBA Next são dedicados a fornecer condições ideais de crescimento para startups e scaleups da indústria de tecnologia.
Em vez de se mudar em busca de mais espaço, o INCUBA optou por transformar e expandir sua estrutura existente, construindo mais alto, mas mantendo a ancoragem local e o acesso conveniente à universidade, fortalecendo também o caráter de um ponto de encontro profissional. O volume é cuidadosamente reduzido em segmentos menores para garantir que o edifício se adapte à escala de seu entorno, bem como ao complexo existente. O leve tijolo Kolumba na fachada enfatiza tanto a solidez quanto a tangibilidade. Um foco especial foi dado à criação de um térreo aberto, ativo e acolhedor, que se funde perfeitamente com as instalações existentes do INCUBA, partes das quais foram renovadas e transformadas. Em frente ao edifício, uma praça comunitária melhora a identidade do bairro, oferecendo um espaço recreativo verde com gestão de águas pluviais. Mais acima, terraços ajardinados criam oásis semi-privativos que oferecem aos inquilinos espaço para reflexão, enquanto a altura do edifício proporciona vistas desobstruídas de Aarhus.
"O INCUBA Next foi projetado com as pessoas e a cidade em mente. Nosso foco tem sido criar espaços de escritório flexíveis, onde a arquitetura desempenha um papel fundamental na promoção de sinergia e comunidade", explica Martin Krogh, sócio da ADEPT. Anders Tyrrestrup, sócio da AART, acrescenta: "Buscamos criar um edifício que ofereça uma estrutura criativa e inspiradora para o crescimento e a inovação; onde esses objetivos são uma parte integral da experiência arquitetônica, garantindo que toda a estrutura incorpore a visão do projeto".
A flexibilidade inerente do edifício apoia um ambiente de trabalho dinâmico que incentiva a interação e sinergia entre empresas e disciplinas. Além dos espaços de escritório, o INCUBA Next também oferece um restaurante, um café, espaços de trabalho compartilhados de maneira informal, bem como instalações para reuniões e eventos que promovem inspiração e união. O edifício é certificado com o selo de ouro do DGNB e apresenta soluções avançadas para otimização de operações e consumo de energia. O sistema BMS é baseado em código aberto, para que os usuários possam usar os dados coletados em novos contextos. As soluções de engenharia, estratégias de combate a incêndio e construções garantem flexibilidade ideal na configuração do espaço ao longo do tempo.