-
Arquitetos: Inspiral Architecture and Design Studios
- Área: 7500 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:thomasirsyad, nuanucreativecity
-
Fabricantes: Aneka Duta Kaca , Dekson, Enviro Craft, Gunung Garuda, HOSHIZAKI, Kohler, Kohler, Bold & Gold, Nayati, PT BBM Ready Mix, Propan, Sika & BASF, Solusi Flatpack Indonesia, iBal Designs
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado na encosta da Praia de Nyanyi, dentro da Nuanu Creative City, Tabanan, em Bali, o Clube de Praia Luna aproveitou a oportunidade para criar um destino de destaque para eventos, gastronomia, artes e hedonismo holístico combinado com relaxamento lúdico, onde uma arquitetura icônica e única se debruça sobre o oceano. O plano geral para o local apresenta uma série de edifícios inovadores inspirados na natureza que criam um centro de atividades concebido de acordo com sequências de Fibonacci que conectam fluxo e movimento em todo o local.
O objetivo era criar um clube de praia altamente icônico e um destino para eventos que despertasse admiração, inspiração e um senso de aventura. Central no complexo está o clube de praia principal, que surge como uma estrutura em forma de vórtice, construída em bambu e basalto, servindo como a área principal do restaurante, coberta com elementos de sombreamento entrelaçados para manter o interior confortavelmente iluminado durante dia e noite. O plano geral incorporou também elementos como o centro principal de refeições e restaurante, além de um espaço aberto atraente, e mais uma variedade de outros destinos, como o edifício cerimonial, piscina e escorregador, jardins encantados e um espaço com churrasqueira ao ar livre.
Conectada ao restaurante, há uma piscina em estilo lagoa voltada para o mar, com acesso a uma "caverna" subterrânea com um escorregador de 11m. Adjacentemente a ela, na área da floresta, "casulos" elevados feitos de materiais reciclados se entrelaçam com as árvores, oferecendo espaços lúdicos como redes, túneis e rotas de escalada que se misturam com o ambiente natural. "Elysium", situado em um local isolado, serve como um espaço sereno para eventos cerimoniais, como meditação, casamentos e prática de ioga.
Com uma geometria complexa utilizada em todo o projeto, combinada com materiais ecologicamente corretos e inovadores, houve um grande grau de pesquisa e design que precisaram ser explorados. Isso requer muita energia em testes, protótipos, criação de confiança e treinamento das equipes de construção para aprender novas técnicas de construção, juntamente com o controle de qualidade necessário para poder materializar todo o projeto. Ao fazê-lo, criou-se a primeira edificação do mundo a usar um sistema estrutural combinado de bambu e basalto. Isso pode ser visto na estrutura de dupla curvatura do clube de praia. O material do telhado translúcido também foi usado extensivamente como um sistema de membrana pela primeira vez.
Além disso, painéis SIP foram usados na edificação cerimonial e na piscina como uma maneira de criar formas muito desafiadoras e também sem o uso de concreto. Na edificação cerimonial "Elysium", há uma clara lacuna ininterrupta de 20m entre as duas metades do volume, onde a única conexão é o vidro. Isso requereu uma grande análise estrutural e rigorosa verificação no local para garantir que a geometria fosse criada corretamente, caso contrário, poderia resultar em falhas.
Em todos os aspectos, o Clube de Praia Luna exemplifica a mistura perfeita de inovação, sustentabilidade e design icônico, estabelecendo um novo padrão para destinos que conectam de forma harmoniosa a natureza e a arquitetura.