-
Arquitetos: Tectum arquitectura
- Área: 310 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Federico Cairoli
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa às margens do Lago Los Molinos para uma família que, após a quarentena do Covid, decide fugir da cidade para viver em conexão com a água e a montanha. O terreno, com suave inclinação em direção ao lago, oferece vistas diagonais da água e das Sierras Chicas do sudoeste de Córdoba, Argentina.
Embora o terreno seja amplo e alongado, o projeto se concentra no ponto mais alto do lote, próximo à rua. Um muro cego de pedra define o perímetro máximo de construção permitido, formando um quadrado de 14 metros de lado. Este muro se fecha quase completamente em direção à rua e às divisas, protegendo a intimidade da residência, enquanto, em direção ao lago, se abre para emoldurar as vistas do entorno natural.
Do interior e em direção ao pátio de acesso, as vistas ultrapassam o muro, integrando a cordilheira próxima à residência. Este pátio atua como um limiar entre a rua e o interior da casa, um espaço de pausa para a contemplação e o encontro.
A inclinação natural do terreno é incorporada no corte da casa; percorre-la implica um descenso gradual em direção ao lago. Cinco volumes de concreto, que abrigam as funções utilitárias, sustentam um telhado inclinado do mesmo material, protegendo a casa do sol e da chuva.
A disposição desses núcleos organiza o programa da casa. Comprimidos entre os volumes estruturais, os espaços se entrelaçam, eliminando a necessidade de corredores e destinando essa superfície aos lugares de encontro da família.