-
Arquitetos: b720 Fermín Vázquez Arquitectos
- Área: 4509 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Adrià Goula
-
Fabricantes: Balay, Bodelec, Cerámicas Calaf, Cortinsa, Cortizo, Malpesa (Exposed masonry and exterior paving), Molto Luce, Mosaics Planas, Moso , Orona Pecres, Roca, Simon, Tamiluz
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um edifício "construído para alugar" de 37 apartamentos em L'Hospitalet de Llobregat, situado em uma zona periférica, em um tecido urbano em constante transformação de área industrial para residencial e com recursos econômicos limitados. A proposta busca uma solução que permita aproveitar as condições do local em relação à iluminação solar e ao conforto de seus ocupantes, ao mesmo tempo em que é racional e econômica, de fácil manutenção e flexível para adaptações futuras.
O edifício consta de um andar subterrâneo, térreo e cinco andares superiores na parte de maior altura, escalonado para criar terraços com orientações adequadas nos áticos, em uma estratégia de aproveitar as coberturas como parte privilegiada dos apartamentos. As unidades, em sua maioria, permitem a ventilação cruzada entre fachadas opostas.
As áreas diurnas se beneficiam da orientação sudoeste, potencializada com generosos terraços como projeção das salas de estar, orientados em direção ao pequeno parque público no pátio interior. A estratégia de centralização das instalações e sua produção energética melhora as tarefas de manutenção e otimiza sua eficiência.
A fachada é composta por uma solução construtiva durável, eficiente e de baixa manutenção, ao mesmo tempo em que utiliza um material reconhecível nas edificações industriais vizinhas. O tijolo é o elemento principal, com o qual se criam relevos, texturas e brises, introduzindo a cor como uma estratégia simples para tornar o conjunto mais amigável.
A fachada voltada para a rua Leonardo da Vinci, de menor incidência solar e onde a maioria dos cômodos são dormitórios, dispõe de um ritmo de aberturas regulares protegidas por persianas externas, permitindo controlar a privacidade e a iluminação interior, enquanto a fachada sudoeste é permeável, com grandes varandas para os cômodos e toldos retráteis de proteção solar que são ativados tanto de forma individual quanto centralizada.