-
Arquitetos: Fpoles Arquitetos
- Área: 500 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Mariana Bastos
-
Fabricantes: Alus Esquadrias, Aluxe, Aquarius, Breton, Disparquet, Ezklo, L´oeil, NS Brasil, Portobello, Stoll Home, T2G, kitchens
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no interior de São Paulo, na cidade de Araçoiaba da Serra, o projeto da Residência DS surgiu inicialmente com uma análise do lote onde seria construída. lote este com cerca de 1.450,00m² e de formato pouco tradicional que se assemelha em partes à um triângulo escaleno, onde existem dois extremos mais estreitos, resultando num miolo de lote mais generoso.
Com isso, o projeto se iniciou com a definição de que o volume da residência estaria localizado no miolo do lote, de maneira a aproveitar melhor a área útil do terreno e coincidir com algumas demandas demandas do cliente.
Com isso, foi possível afastar a fachada da casa em relação a rua, junto a um generoso paisagismo que tem função de direcionar o fluxo e esconder a casa, promovendo uma entrada mais intimista e discreta, descoberta apenas por quem realmente acessa a residência, otimizando também a privacidade e o conforto dos moradores.
O posicionamento mais central ao lote, também possibilitou que os principais ambientes estivessem voltados para o campo de golfe que funciona como uma continuidade do terreno, uma vez que não temos muros de perímetro na divisa de todo o lote.
No térreo, cozinha, gourmet, salas, piscina e varanda estão voltados para o campo de golfe, assim como o setor íntimo, onde as duas suítes deste pavimento também possuem visão integral da paisagem. No superior, estão os ambientes com menor demanda de uso, como escritório, suíte de hóspedes e área técnica.
A volumetria da residência se trata de três volumes, sendo, um volume superior que descansa sobre outros dois volumes no térreo, sendo um de serviço e um social. Já a estrutura metálica tem a função de cobrir os vazios entre estes volumes e conecta-los, abrigando as salas e a garagem. Estrutura essa que se desconecta destes volumes em alvenaria, criando uma relação de semi-encaixe entre os volumes e setores.
Todo perímetro do volume da residência recebe tratamento paisagistico, como não temos muros de divisa no lote, a vegetação cumpre com o papel de criar essa privacidade e barreira física para a casa, causando também a sensação de que a construção está numa ilha vegetada.