-
Arquitetos: Barkow Leibinger
- Ano: 2024
-
Fotografias:Wolfgang Stahr
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o "Prototipo de Frankfurt", alunos da Städelschule e da Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt (Frankfurt UAS) realizaram um projeto arquitetônico inovador no pátio do Instituto de Pesquisa Senckenberg. A estrutura temporária é composta por um mercado aberto e multifuncional no térreo e espaços flexíveis de moradia e trabalho no primeiro andar, especialmente projetados para estudantes. O edifício visa promover a interação social e a conexão com a natureza, integrando materiais sustentáveis e conceitos espaciais adaptáveis. O escritório Barkow Leibinger apoiou os alunos no planejamento e na execução do projeto, acompanhando a implementação do protótipo até sua conclusão no outono de 2024.
O projeto tem como foco um design econômico e eficiente em recursos, oferecendo alta qualidade de vida. Utilizando aço reciclado e formas de concreto reaproveitadas, ele minimiza sua pegada de CO₂. As unidades residenciais modulares e pré-fabricadas no andar superior podem ser adaptadas de maneira flexível para diferentes necessidades de moradia. O mercado público no térreo funciona como a "sala de estar" da cidade, podendo ser transformado em teatro, cinema, espaço de exposições ou mercado de produtos sustentáveis, com ênfase no abastecimento alimentar regional. Além disso, as áreas de trabalho do Centro de Arte Contemporânea do Afeganistão (CCAA), uma iniciativa de Rahraw Omarzad, enriquecem culturalmente o projeto, tornando-o ainda mais dinâmico e integrador.
O conceito do projeto inclui elementos inovadores para promover a biodiversidade e a vida urbana sustentável, como o "filtro urbano verde". Em colaboração estreita com pesquisadores da Senckenberg Society, os alunos desenvolveram soluções que integram a biodiversidade à estrutura do edifício. Além de Barkow Leibinger, também participaram da realização do projeto Yara von Lindequist, Rudi Scheuermann (Arup Engineering) e Schneider+Schumacher. O edifício estará acessível no pátio do Instituto Senckenberg até o final do ano, servindo como um espaço vibrante para discussões e reflexões sobre o futuro das cidades. Após esse período, a construção será reaproveitada em outro local.