-
Arquitetos: Meio Norte Arquitetos
- Área: 71 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Maurício Araújo
-
Fabricantes: Atlas, Coral, Deca, Eliane, Franke
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Sobriedade de uma casa traduzida em um apartamento. Um casal de jovens que passara a vida inteira morando em casas térreas, agora ocupavam o terceiro andar de um edifício, e o apartamento 308, de 71m², seria o seu novo lar. Traziam com eles suas gatinhas, adicionando atenção extra a proposta. Desse modo a reforma precisava acolher os novos moradores e fazê-los se sentirem em casa novamente.
Reduzindo as restrições que a tipologia impunha, o primeiro quarto foi demolido para melhorar o desenho da área de estar e criar um espaço novo para as refeições. Os ajustes na alvenaria do banheiro social, bem como a demolição do terceiro banheiro, foram realizados para garantir iluminação natural e boa circulação entre os ambientes, o que ampliou também a lavanderia, costumeiramente pequena e reclusa. A integração entre cozinha e a nova área de estar acontece naturalmente como uma continuidade das intervenções iniciais, ampliando o espaço de convivência e de partilha, completando o espaço social, trouxe para o projeto a percepção completa da área comum.
A cozinha e a lavanderia recebem a maior parte da marcenaria, acomodando as utilidades e equipamentos necessários do dia a dia. O acabamento em moldura com puxadores bolinha somados ao piso colorido remetem a uma casa já visitada. As características clássicas aqui fazem um contraponto aos arrojados e tecnológicos eletrodomésticos instalados. Um grande aparador une a pedra de granito da cozinha à mesa de madeira do jantar, se apoia em armários de portas lisas e apresenta dois grandes nichos que recortam os armários superiores, trazendo modernidade e elegância para o espaço e para a carta de drinks do bar.
O acesso aos quartos é marcado pela circulação entre o estar e a cozinha, recolhendo os usuários para a área íntima do apartamento. O banheiro ganha privacidade por trás do painel de blocos de concreto. A sensação de corredor é diminuída pelas aberturas dos blocos, que imprimem na parede uma infinidade de contrastes com seu jogo de luz e sombra. Para os animais a mobília é um playground, cada espaço pensado para um bom cochilo.
O equilíbrio estético entre elementos construídos e mobiliários ressaltam os aspectos presentes em uma casa. A divisória em blocos de concreto, elemento permanente no novo espaço, recebe pequenos e leves objetos que participam do movimento diário característicos do lar.