-
Arquitetos: ZXD Architects
- Área: 27878 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Zhepeng Zhang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para esse projeto, os arquitetos projetaram duas formas semelhantes a dois "berços", um grande e um pequeno. O volume grande está localizado no centro do terreno, acomodando a função principal de performance e apresentações, enquanto o volume pequeno está situado no lado direito do volume principal, organizando dormitórios para atores, salas de ensaio e funções auxiliares. Ambos os volumes adotam uma seção inclinada para apresentar o telhado em frente ao público. Com plantas locais em todo o telhado inclinado, aproveitando a abundante chuva característica da região, se reduz os custos de manutenção manual. Os dois volumes estão conectados, e essa forma encantadoramente ingênua lembra as pessoas da mãe panda e seu filhote.
Para não afetar a integridade do volume principal, a entrada é composta por uma praça rebaixada onde os visitantes podem descer os degraus e chegar a um átrio alto e aberto. Esse tratamento estimula a experiência espacial do público e o entusiasmo pela participação. Este é o lugar para o público descansar, passar por verificações de segurança e validar ingressos, proporcionando também uma zona de conforto em dias chuvosos. A fachada principal voltada para o átrio é composta por múltiplas grades verticais verdes, como se permitisse que o público entrasse em uma misteriosa floresta de bambu. O bambu é o principal alimento dos pandas, o que também indica que performances relacionadas aos pandas estão prestes a acontecer.
Através do átrio, o público entrará em um auditório onde poderá assistir a várias apresentações antes de entrar na sala de performance final, que possui 1200 assentos. O enorme palco envolve o público, permitindo que a plateia experimente um efeito de performance imersivo.
A fachada do volume é feita de painéis de alumínio perfurado. Para destacar a sensação "tridimensional", o painel de alumínio perfurado é projetado com uma faixa longa de 6:1, e suas partes frontal e do meio são fixadas na estrutura interna, enquanto a parte posterior está em balanço. Esse método de processamento resolve a contradição entre superfícies enormes e o detalhamento, converte modelagens 3D complexas em posicionamento 2D, e reduz custos e dificuldade de construção. Os painéis de alumínio perfurado são dispostos de maneira dupla e escalonada, e com base nas características visuais dos painéis, três diferentes "transparências" são produzidas. Ao mesmo tempo, luzes de LED são instaladas internamente para exibir efeitos de iluminação especiais à noite.
O público pode acessar a cobertura verde pela escada projetada no segundo andar. Existem duas plataformas na cobertura para visualização. Caminhando pelo telhado, as plantas verdes próximas estão conectadas às montanhas e florestas exuberantes, fazendo com que as pessoas mergulhem na paisagem e esqueçam a agitação da cidade, retornando ao abraço da natureza.