-
Arquitetos: Barkow Leibinger
- Área: 14000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:© Simon Menge s, Berlin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O campus corporativo da TRUMPF em Schramberg, a nordeste de Freiburg im Breisgau, tem crescido constantemente há mais de vinte anos. Com mais de 1.400 funcionários, é agora a segunda maior localização da empresa, ficando atrás apenas da sede em Ditzingen, na Alemanha. Seguindo o plano diretor de Barkow Leibinger para a expansão atual e futura do local, uma primeira extensão foi concluída em 2000, seguida por um novo Centro de Desenvolvimento para Tecnologia a Laser em 2013 e um Prédio de Produção em 2017. Como o componente mais recente deste plano, um novo Tech Center multifuncional está em operação desde março de 2023, integrando diversos usos em um único espaço: laboratórios, escritórios, áreas de conferência e um amplo restaurante no campus com capacidade para 400 pessoas. Devido à topografia do terreno e aos requisitos especiais dos laboratórios, grande parte do espaço foi construída no subsolo ou integrada ao terreno inclinado. Apenas os dois andares superiores são visíveis a partir da entrada principal, oferecendo aos visitantes uma visão da ponta simbólica de um "iceberg" arquitetônico. No total, o novo edifício possui quatro níveis, com uma área superior a 14.000 metros quadrados.
Os edifícios ortogonais que cercam pátios internos são o modelo base do campus de Schramberg. O Tech Center segue essa lógica, com aproximadamente 60 x 60 metros, mas se diferencia por seus níveis levemente deslocados, criando uma forma cúbica mais dinâmica e horizontal. Essa sensação é acentuada pelos balanços, parapeitos de aço e terraços que quebram a uniformidade da estrutura. A fachada de madeira e vidro também o distingue dos edifícios vizinhos, que são predominantemente metálicos e voltados à produção e pesquisa, destacando sua função especial. O pátio central permite que a luz natural alcance todo o interior do prédio, criando conexões visuais e facilitando a transparência e a orientação. As divisórias de vidro proporcionam uma conexão visual com o ambiente externo e com o jardim, por meio do pátio interno, em todos os andares. A escada principal, localizada ao lado do pátio, vai além de ser apenas um elemento de acesso: com superfícies espelhadas, ela funciona como uma peça escultórica e um espaço de interação e movimento.
O novo edifício é a principal entrada do campus e a "face" da TRUMPF em Schramberg. Os funcionários acessam o prédio pelo nível do jardim (Nível -1), que conecta diretamente aos outros andares e à unidade de produção vizinha. Esse andar, voltado para atividades administrativas e laboratoriais, inclui laboratórios de aplicação, escritórios, salas de reunião e uma área de conferência com capacidade para até 100 pessoas. Já o nível inferior (Nível -2) abriga laboratórios de teste, vestiários, áreas de armazenamento, instalações técnicas e um amplo centro de controle de sprinklers responsável por todo o campus. Além disso, foi construído um túnel para conectar o prédio a um futuro segundo edifício de produção.
Os visitantes acessam o edifício pelo Nível 0, através de um espaçoso saguão com vista para o pátio interno, que combina superfícies de concreto aparente, madeira de larício, piso de terrazzo cinza e uma parede de aço inoxidável decorada com hachuras ornamentais gravadas a laser. O teto suspenso, com padrão triangular, reflete a estrutura de madeira do telhado, enquanto escritórios e salas de conferência para a alta e média gestão estão dispostos em um anel ao redor do pátio, com quase todas as estações de trabalho conectadas a um terraço, ao pátio ou ao jardim. Na parte posterior do prédio de produção existente, ficam as áreas de entrega e apoio da cozinha, localizada no andar superior e responsável pelo restaurante do campus, que se destaca pela ampla estrutura de madeira triangular do teto, criando um espaço contínuo, sem colunas, que flui ao redor do pátio interno como uma área comunitária integrada. Com pé-direito de 3,6 metros, vistas amplas da paisagem e acústica otimizada, o restaurante proporciona um ambiente ideal para descanso e interação. Entre as vigas de madeira laminada colada, painéis compostos por duas camadas de tecido acústico, cortadas a laser em máquinas TRUMPF, criam um efeito visual de moiré, enquanto iluminação, alto-falantes e sprinklers estão integrados de forma discreta e alinhada à superfície.
A cobertura do edifício multifuncional foi ajardinada e, juntamente com os terraços e as várias saídas, se integra ao conceito do plano diretor do campus, que, no futuro, contará com espaços verdes acolhedores e agradáveis para convivência.