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Arquitetos: office office
- Área: 48 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Alon Koppel, Breyden Anderson
Descrição enviada pela equipe de projeto. Curtain Call é um projeto vencedor da edição de 2024 do BuildFest no Bethel Woods Center for the Arts. A cada ano, o BuildFest seleciona equipes universitárias para projetar e construir grandes instalações de arte nos terrenos históricos do festival do Woodstock de 1969. O tema deste ano desafiou os participantes a explorar a interseção entre métodos de construção digitais e físicos. Ao abraçar técnicas de construção colaborativa humano-robô (HRCC), Curtain Call se desvia dos modos convencionais de projeto e fabricação para desenvolver um pavilhão que faz referência à tectônica do palco do Woodstock de 69. Projetado como um novo tipo de infraestrutura para performance, Curtain Call cria um palco flexível para acomodar uma ampla gama de atividades organizadas e improvisadas. O arranjo lúdico de um deck ao ar livre, colunas assimétricas e uma estrutura de telhado envolta em uma malha oferece uma gama de possibilidades de adaptação. O pavilhão pode acomodar performances, noites de cinema, eventos pop-up ou servir como um local relaxante para os visitantes descansarem, fazer piqueniques ou ler um livro à sombra.
O projeto faz referência às treliças de madeira e à cobertura de tecido do palco original do Woodstock e as reinterpretam a fim de criar uma nova estrutura para apresentações. Uma série de quinze treliças únicas forma um telhado dinâmico, que é envolto em uma malha leve vermelha que muda de forma e cor ao longo do dia em resposta às condições de vento e luz. Conectando o telhado ao deck, vinte e seis colunas estão organizadas assimetricamente para criar uma série de espaços pequenos, médios e grandes que acomodam diferentes programações e orientações de palco. Curtain Call integra técnicas de construção colaborativa humano-robô (HRCC), permitindo um equilíbrio entre precisão digital e o artesanato. "Em vez de processos totalmente robóticos, ficamos empolgados e interessados nesta abordagem híbrida – o espaço entre a precisão digital e o artesanato permite novas expressões materiais, tectônicas e formais," disse Young. Essa abordagem possibilitou a criação de uma estrutura personalizada e não repetitiva que poderia ser fabricada de forma rápida e eficiente. Um robô de baixo custo para marcação da madeira foi desenvolvido para embutir diretamente informações de fabricação e montagem em cada peça de madeira. O robô usa um marcador para inscrever informações como ângulos de corte, locais de perfuração, alinhamentos e etiquetas de identificação diretamente no material.
Essas instruções permitem que pessoas de todas as habilidades entendam, fabriquem e montem facilmente cada peça. "O método que desenvolvemos permitiu que os materiais atuassem tanto como um guia de fabricação quanto de montagem, eliminando a necessidade de documentos de construção elaborados e coordenação complexa no local," disse McCarthy. Ao longo de quatro semanas antes do festival, todos os materiais foram marcados, processados e pré-montados antes de serem enviados para Bethel, NY. Durante o evento de cinco dias, equipes de professores e alunos trabalharam para montar e instalar os pavilhões.