-
Arquitetos: SHED Architecture & Design
- Área: 345 m²
-
Fotografias:Rafael Soldi, SHED Architecture & Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente projetada pelo proeminente arquiteto do noroeste pacífico, Saul Zaik, esta casa moderna de meados do século de 1963 foi remodelada para acomodar uma jovem família minimalista.
Localização
A Casa Mori está situada em um terreno ligeiramente inclinado e arborizado, em uma estrada tranquila na parte oeste de Portland, Oregon. Ela possui uma estrutura de garagem/estúdio separada e decks elevados para entrada e conexão com uma casa de chá independente.
Programa
Saul Zaik originalmente projetou a casa para seu amigo e vizinho, o designer de interiores Howard Hermanson. Os novos proprietários, um jovem casal com ambição de design e conhecimento sobre Saul Zaik, foram atraídos por um minimalismo modernista "Leste encontra PNW", com linhas limpas, alinhamentos claros e materiais naturais. Os objetivos do projeto eram maximizar a luz natural e as vistas da floresta e do céu, reconfigurar a circulação vertical da escada em espiral existente, criar uma separação clara entre as áreas privadas do programa e aumentar a usabilidade dos decks externos.
O programa resultante compreende a sala de estar/jantar/cozinha e a suíte principal no nível principal, além de três quartos flexíveis, um banheiro, um espaço de convivência, uma adega e uma lavanderia no nível inferior de saída.
Design
No andar principal, a entrada é mantida, mas a experiência é alterada. Ao remover um mezanino existente e a escada em espiral, o projeto revela um telhado de madeira laminada que se eleva até uma claraboia central. Essa claraboia inunda os espaços recém-arranjados com luz filtrada pela floresta, esclarecendo a disposição estrutural e espacial. As características principais incluem uma nova escada em ziguezague no lado sudoeste da casa, uma suíte principal que se estende do nordeste ao noroeste, e espaços abertos de estar, jantar e cozinha que se estendem do sudeste ao sudoeste. No lugar da escada em espiral, há um closet de entrada e um lavabo que recebem luz da claraboia acima.
A cozinha possui uma janela horizontal acima do cooktop, oferecendo vistas da vegetação. Ela se abre para um espaço de jantar com um banco de abeto personalizado em frente ao vidro de piso a teto. Uma nova porta de vidro e uma janela panorâmica acima da pia proporcionam acesso direto ao deck existente e ao pavilhão da casa de chá. Na sala de estar, uma lareira realocada orienta os assentos principais em direção ao sul e às vistas da floresta e, em dias claros, ao Monte Saint Helens. A antiga área da lareira agora abriga um bar embutido e um depósito técnico.
Separada pelo espaço central sob a claraboia, a suíte principal apresenta uma faixa de ripas de madeira instalada acima da porta para permitir a entrada de luz no corredor e no banheiro. Esta suíte transforma um quarto e banheiro existentes em um espaçoso banheiro principal com um closet adjacente. O banheiro principal conta com uma banheira de imersão japonesa, uma bancada cuidadosamente detalhada, armários de remédios personalizados com iluminação LED integrada e janelas para captar luz da claraboia.
O conjunto de ripas de madeira define a nova escada em ziguezague e cria um volume o qual marca a luz que entra desde a grande claraboia. Todos os quartos do andar superior apresentam alguma conexão com a claraboia. A escada leva até um espaço de convivência abaixo com vidros do piso ao teto, e vista para a floresta. O nível inferior inclui três espaços privados e flexíveis adequados para quartos, escritórios em casa ou salas de treinamento físico, junto com um novo banheiro e uma adega oculta sob a escada.