- Área: 420 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Parham Taghioff
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao longo da história do Irã, o conceito de lar sempre representou muito mais do que um simples abrigo. O lar é um lugar seguro para viver, pensar e estar em comunhão. Sempre foi voltado para o interior, atento à sua geografia e cultura, e continuamente buscou criar espaços pacíficos ao lado da natureza para os membros da família. Esse projeto está situado dentro do denso tecido urbano de Dezful, no final de uma ruela de três metros. O terreno tem visibilidade limitada para o exterior e está cercado por volumes vizinhos em todos os lados.
O cliente, motivado pelo retorno financeiro e pela necessidade de maior segurança, pretendia construir um prédio residencial de vários andares neste terreno, usando uma das unidades como sua casa. Durante o desenvolvimento do projeto, buscamos conscientizar o cliente sobre as qualidades arquitetônicas, como privacidade e espaços abertos privados. Propusemos soluções para suas preocupações de segurança e o persuadimos a construir uma casa unifamiliar neste local único. No projeto, buscamos expressar o que aprendemos com a arquitetura tradicional iraniana em uma forma contemporânea. O exterior limitado da casa, embora modesto e sereno, sugere a riqueza interior, preparando os indivíduos, assim como a arquitetura histórica iraniana, para encontros especiais no mundo interior.
Ao entrar, após passar por um espaço semiaberto projetado para preservar a privacidade dos residentes, a luz atrai para o espaço central. Aqui, o mistério do interior se revela—um pátio circular e iluminado no coração da casa, ao redor do qual os espaços internos estão dispostos.
A organização espacial da casa segue o padrão tradicional do pátio central, comum na arquitetura antiga do Irã. Este arquétipo duradouro transforma o pátio no coração pulsante do lar. O pátio não é mais uma parte separada do volume, mas sim, um elemento essencial e poderoso que conecta o interior e o exterior.
A sua forma circular não apenas proporciona uma vista tranquila do céu para os residentes, mas também projeta sombras curvas nas paredes retas dos espaços internos, mudando constantemente ao longo do dia e lembrando os habitantes da passagem do tempo. Além disso, a forma circular aumenta a quantidade de sombra nos espaços semiabertos, tornando-os mais adequados para permanecer durante o dia neste clima quente e seco. As varandas ao redor do pátio no segundo nível são espaços semiabertos situados entre o interior e o exterior, onde a vida flui. Esses espaços não têm uma função definida e podem servir como um cenário flexível para atividades espontâneas.
A circulação de ar, que ganha o frescor da vegetação do pátio central e da umidade da piscina, passa pelos espaços semiabertos sombreados e chega aos espaços internos, resfriando a casa. Essa circulação natural de ar, um fator chave para melhorar o conforto dos residentes no clima quente e semiárido de Dezful, é facilitada por aberturas posicionadas uma em frente à outra, voltadas para o exterior.