-
Arquitetos: Tiago Figueiredo, Álvaro Siza Vieira
- Área: 360 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Pedro Cardigo
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fui convidado para este trabalho pela Metro do Porto e, inicialmente, não aceitei por ter percebido que no traçado base a avenida ficaria com uma só via para automóveis e por discordar da proposta de uma rotunda na ligação da Av. Marechal Gomes da Costa com a Av. da Boavista.
Posteriormente fomos informados de que a via do metro seria partilhada como os outros autocarros e automóveis e que já não se faria uma nova rotunda, mantendo-se eixo linear da avenida da Boavista até ao mar.
Simultaneamente a Fundação de Serralves manifestou o interesse em que eu aceitasse o desenho da estação por se localizar na sua envolvente próxima, em frente ao muro existente em torno dos jardins e museu de Serralves.
Aceitamos por isso o trabalho pedindo que fosse extensível ao conjunto das 3 estações, Serralves, João de Barros e Império, e propondo a sua localização ao longo da avenida Marechal Gomes da Costa, implantadas entre árvores existentes na área verde central e ligadas entre si por um percurso pedonal em saibro.
Foi esse o projeto executado e já praticamente concluído.
O particular ambiente unitário da Av. Marechal Gomes da Costa, com um programa residencial de baixa densidade na sua totalidade, levou a que não se considerasse as estações e abrigos com a solução habitual em metal e vidro e se optasse por um desenho em que as estações façam parte e se refiram a esse contexto urbano.
Particular cuidado foi conferido ao caminho pedonal central e sua articulação com as 3 estações, a arborização e suas variações.
Porto, 9 de dezembro 2024
Álvaro Siza