-
Arquitetos: URBANODE arquitetura
- Área: 51 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Auêra - Eduarda Furini
-
Fabricantes: Eliane, Guinza Cortinas, Terrasol
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do anexo é o último ato de uma casa de praia que foi sendo feita aos poucos, ao longo dos anos, conforme as possibilidades, diante do crescimento da família. A construção busca dar mais intimidade ao casal de clientes que recebe visitas na casa principal. Como adição ao construído, o anexo tinha espaço pré-determinado: deveria facear o pergolado e acabar antes da amendoeira, onde está a pracinha das crianças.
A construção tem dois níveis que diferem em materialidade e técnica construtiva. A parte de baixo, ao nível do acesso a partir da rua, é feita em alvenaria e tem estrutura em concreto armado. Por outro lado, a parte de cima tem estrutura e vedação em madeira. Portanto, trata-se de uma construção mista, que reflete a abordagem diante do terreno.
O nível de acesso ao quarto fica na parte mais alta da duna, cerca de 70 cm mais baixo que o piso do pergolado. Entra-se por um corredor, e o banheiro da suíte fica logo à direita, com janela para a vegetação (nativa e replantada após a obra) entre os volumes. De resto o quarto se alonga até a sacada em formato "L", com abertura maior na diagonal, por conta da vista desobstruída. Já o consultório se encontra ao nível da rua, com acesso independente, caso a cliente, psicóloga, queira receber algum paciente com privacidade.
A volumetria reflete nossa abordagem diante da forma arquitetônica, primamos pela legibilidade dos volumes, que contrastam em materialidade, mas se alinham nas aberturas e no jogo de planos. O destaque do projeto de interior fica por conta do quarto, com pisos e paredes revestidos em madeira tauari champanhe. Um detalhe interessante é a peça que desenhamos para iluminação, uma espécie de sanca que faz todo o perímetro do dormitório e serve também como cortineiro.