- Área: 1419 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Shigeo Ogawa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para a biblioteca da Escola Secundária do Instituto de Tecnologia Shonan surgiu em resposta ao desgaste do edifício da biblioteca original. Propusemos fundir o volume da biblioteca com alguns dos edifícios de salas de aula, que também estavam se deteriorando. A edificação tem aproximadamente 30m x 26m e é caracterizada por uma planta pentagonal. É um edifício de três andares com uma altura máxima de aproximadamente 14 metros. Seus pés-direitos são de 3,5 metros, 4,5 metros e 5,5 metros, em ordem crescente a partir do primeiro andar, com alturas maiores nos andares superiores.
Inicialmente, consideramos a ideia de separar as salas de aula e a biblioteca de acordo com suas diferentes funções, mas decidimos criar uma sala de aula e uma biblioteca em cada andar, acreditando que a integração das diferentes funções desenvolveria o potencial dos alunos. As salas de aula foram projetadas em um estilo aberto, com as paredes de concreto armado da estrutura apresentando disposição, tamanho e forma diferentes em cada andar, e as paredes do andar superior se estendendo sobre duas paredes diferentes do andar inferior, para que a carga do superior possa ser transferida de maneira uniforme para o inferior. Essa estrutura de paredes aleatórias permite a criação de uma arquitetura na qual várias salas estão conectadas discretamente, e onde os alunos do ensino médio podem se engajar em uma variedade de atividades.
Ao projetar um novo edifício escolar que integra salas de aula e biblioteca, nos afastamos da sala de aula tradicional e fechada que apenas organiza os alunos. Em vez disso, imaginamos um ambiente onde a biblioteca e as salas se inspirariam mutuamente, promovendo descobertas espontâneas, aprendizados e relacionamentos. Primeiro, removemos as paredes das salas de aula retangulares para criar uma conexão com os espaços externos. Em seguida, ao minimizar as barreiras entre os espaços internos e externos e tornar o edifício mais integrado e sensível ao ambiente ao seu redor, criamos um espaço fluido e dinâmico, com o potencial de revitalizar todo o campus.
Distanciando-se do layout direcional uniforme e tradicional das salas de aula, as paredes assumiram uma disposição mais orgânica e aleatória. Nesse ambiente acolhedor, onde as paredes envolvem as salas de forma suave, os usuários têm a liberdade de criar e moldar seus próprios espaços.