-
Arquitetos: Bloom Architecture
- Área: 2500 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Greg Mo, Oki Hiroyuki
Descrição enviada pela equipe de projeto. UMA NOVA FRONTEIRA – Redefinindo a costa de Kep – A charmosa cidade costeira de Kep sempre foi um destino de férias para cambojanos e turistas. Quando o governo iniciou um plano para recuperar uma faixa de terra de 100 metros do mar, ao longo de sua valiosa costa oeste, a magia da região pareceu ameaçada. Embora a ideia fosse criar um calçadão público ao longo de toda a orla, o proprietário de um resort local nos contratou para projetar um ambicioso restaurante privado e uma instalação recreativa. Nosso desafio foi criar um edifício icônico que honrasse o legado ambiental e cultural de Kep, na agora árida paisagem artificial.
Como primeira estrutura a ser construída no aterro, foi uma incrível oportunidade de definir a aparência e a atmosfera de toda a área. Tinha o potencial de se tornar um marco, uma obra-prima – um ato de criação surgido do mar.
Nosso objetivo era fazer com que o novo volume parecesse uma peça distinta de infraestrutura pública, com instalações privadas integradas a ele. Para alcançar isso, decidimos dividir o projeto em três estruturas diferentes formando uma praça ao ar livre que poderia ser usada para eventos e reuniões públicas. Coletivamente conhecido como Kep West, o complexo tem como estrutura principal The Wave, que abriga diversos restaurantes e bares. Abrindo-se, naturalmente, para o oceano, sua enorme cobertura se retorce em uma suave onda. Ao mesmo tempo um gesto para o mar ondulante, e uma sutil resistência à estabilidade implacável do horizonte.
Não há janelas nem portas, com exceção de uma parte coberta de vidro que funciona como um restaurante com ar-condicionado. A monumental estrutura de um andar, junto com uma escada em espiral conectada à cobertura, dá a impressão de um único molde de concreto. Com sua laje nervurada, pilares e cantos filetados, a forma maciça testou os limites do material.
O ousado trabalho em concreto é uma das três camadas arquitetônicas presentes em The Wave. A segunda é uma impressionante parede de arenito rosa extraído localmente – o mesmo material sobre o qual suas fundações repousam. A parede proporciona contraste e proteção para a parte posterior, bem como mais fechamento para as instalações funcionais. Ao entrar na estrutura, cria-se a impressão de que se está sozinho com o oceano. A terceira é o que chamamos de camada de conforto. Esta consiste nos acessórios comparativamente temporários, incluindo corrimãos, persianas, vidros, móveis fixos e soltos, ar-condicionado e sistemas audiovisuais. Esta camada inevitavelmente mudará ao longo do tempo, com o uso prolongado e as tendências passageiras.
Embora os convidados possam desfrutar de vistas panorâmicas desde dentro e no topo de The Wave, a experiência essencial é uma caminhada ao longo do píer adjacente. Projetando-se no ângulo preciso do pôr do sol da alta temporada, o píer se divide em dois níveis. Esta é a nova fronteira de Kep.
Nos próximos anos esperamos que Kep West influencie a arquitetura de toda a região. Apesar da paisagem artificial sobre a qual se ergue, o projeto está sincronizado com o entorno mais amplo. Pesquisas cuidadosas e a sensibilidade às condições naturais e culturais circundantes levaram à sua grande aceitação, tanto pela paisagem em si quanto pelas multidões que continuam a se reunir em direção ao pôr do sol.