-
Arquitetos: PRODUCTORA
- Área: 772 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:César Bejar
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Palmeras consiste em cinco pequenas casas de 100 m2 com 2 quartos, sala de estar, jantar, uma pequena piscina, um terraço e uma vaga de garagem. Este conjunto está localizado na costa mexicana de Oaxaca em um terreno a aproximadamente 250 metros da praia. Os lotes onde as casas são projetadas têm uma frente de aproximadamente 6 metros de largura e uma profundidade média de 21 metros.
O clima da costa, a manutenção e as proporções particulares do terreno foram determinantes na estratégia de projeto. Normalmente, em terrenos estreitos e profundos, as casas são dispostas na frente ou no fundo do terreno, subutilizando grande parte do espaço disponível.
Le Corbusier, na Casa Curutchet, divide a edificação em duas partes: uma que está voltada para a frente e outra na parte de trás, as quais estão conectadas por uma rampa que também permite que o terreno seja utilizado em sua totalidade. Inspiradas nesta solução, as casas do projeto Palmeras têm seu programa dividido em dois volumes dispostos na parte frontal e posterior de cada um dos terrenos, criando um pátio intermediário entre cada volume e um pátio no fundo do terreno, de tal maneira que todos os espaços desfrutam de ventilação cruzada e iluminação natural.
A conexão de cada um desses volumes é feita por meio de uma escada em ziguezague que dá acesso aos diferentes níveis do bloco frontal e posterior, incentivando a utilização completa do terreno. A escada também funciona como uma promenade, oferecendo diferentes pontos de vista da casa. O percurso se encerra no terraço, que permite descobrir pela primeira vez dentro do projeto o horizonte marítimo das belas praias de Oaxaca.