
-
Arquitetos: Schwember García-Huidobro Arquitectos
- Área: 500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Nicolás Sánchez
-
Fabricantes: Alfuego, Ingelam, Volcan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está localizada à beira do Lago Colico, nas florestas úmidas do sul do Chile. Aqui, vivem-se longos invernos chuvosos e um verão breve e quente. A casa está situada em uma encosta íngreme do lago, com orientação ideal para o sul, onde o sol e as vistas coincidem. O terreno, por sua vez, tem uma inclinação de 40% e seu solo é composto por uma grossa camada vegetal e sedimentos de origem aluvial.


Os dois principais requisitos solicitados pelo cliente foram:
1) Projetar uma casa sobre pilares para se separar da umidade do solo;
2) Evitar calhas de águas pluviais para evitar manutenção e considerar beirais generosos que protejam as janelas das chuvas.


A baixa capacidade de suporte para fundação, a alta inclinação do terreno e o requisito de uma casa sobre pilares nos levaram a propor uma casa de 4 níveis. Mais precisamente, 4 meios-níveis, que integram de maneira fluida a vida que se pratica na casa. Esta integração, às vezes visual, outras vezes pedestre, busca construir um contínuo na vida familiar. Por outro lado, 4 meios-níveis, que também ajudam a separar situações que se buscam distanciar.



Estes 4 níveis são: O nível "terra" é o espaço que se gera entre o solo natural e o piso elevado da casa. A este nível se deu a espessura suficiente para alojar atividades exteriores cobertas, como setor de jogos, estacionamento coberto, além de depósitos.
Em seguida, meio andar acima, se propõe o nível "fogo", onde se localizam os recintos que convocam a família, tais como: estar-sala de jantar, sala de jogos, cozinha e churrasqueira. Este nível dispõe de grandes vistas em direção ao norte e de espaços integrados.

Posteriormente, meio andar acima, se organiza o nível "médio" que integra hall de acesso, setor de visitas e setor de serviço. Parte deste nível se integra visualmente ao nível coletivo, sobrepondo-se a ele, e ganhando além disso vistas para o lago.

E finalmente, o nível superior, o nível "sonho", corresponde aos dormitórios da família, que se orientam para o norte e para as vistas distantes.
Estruturalmente, a casa se fundamenta em um muro de contenção linear contra o morro e nos pilares que penetram 3m abaixo do solo natural. Do nível 0 para cima, a casa se estrutura integralmente em molduras de pilares e vigas de madeira laminada.


Em nível de fachadas, o foco foi descompor o volume com diferentes tratamentos nos revestimentos de fachada, para que uma casa de 11m de altura não pareça um edifício.
