-
Arquitetos: Amanda Carvalho, Bruna Murolo, Trema Arquitetura
- Área: 45 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Happiness Marcenaria e decorações, Karen Matsuda, Labmobili, Mel Kawahara, Protecnica
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Komah Bakery, padaria e café com especialidades coreanas, foi desenvolvida a partir da vontade dos clientes de terem um ambiente caracterizado por poucos elementos, de forma a destacar os produtos expostos. Localizada no movimentado bairro da Vila Madalena, a padaria compartilha uma praça central com uma loja de roupas.
O espaço exíguo exigiu um desenho rigoroso, preciso e funcional: 45m² deveriam abrigar área de preparo, pequeno estoque, exposição de produtos, atendimento e salão. O desenho parte do posicionamento das estufas expositoras como o coração do projeto. Dispostas de forma linear e central, dividem o ambiente entre o comer e o cozinhar.
Com o desejo de criar uma ambiência acolhedora e que faz referência à origem da Komah, propomos o teto inclinado, elemento marcante no corredor de acesso do restaurante da Barra Funda. Aqui, também dialogando com as portas e as janelas da arquitetura tradicional coreana, estruturas de madeira forradas com papel conformam planos de luz que iluminam todo o espaço de forma difusa, porém não homogênea.
O processo de desenvolvimento do teto iluminado foi determinante no projeto. A procura pelo material e iluminação que atendessem às normas vigentes e aos desejos de materialidade e iluminação possou por diversas opções, desde membrana de polietileno, tecidos, até chegarmos e algumas opções de papel. Para a proteção contra propagação de chamas e fumaça, aplicou-se um produto específico que oferece uma camada protetora. As iluminações direta e indireta são controladas por dimmer e diferentes cenários podem ser configurados alterando a ambiência do café.
Nas paredes e pisos, decidiu-se por usar poucas cores, porém com diferentes texturas. Para o desenho do mobiliário, foi dedicada a devida atenção a pequenos detalhes e alinhamentos de todos os componentes envolvidos. As mesas de uso compartilhado de compensado naval revestido com laminado são conformadas por planos retangulares puros com frestas entre si. Os sofás foram desenhados sob medida e podem ser unidos, configurando uma peça unitária ou separados, conforme layout desejado. Na fachada, para se manter a identidade do conjunto comercial, apenas um totem iluminado com a logomarca do café garante de forma simples e direta a visualização a partir da rua.