
-
Arquitetos: Barrionuevo Villanueva Arquitectos
- Área: 70 m²
- Ano: 201
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sabíamos que o sucesso do projeto estaria relacionado à menor intervenção possível sobre o existente. Com isso, a vontade de adicionar um volume de tectônica material antagônica ao existente, e fora das próprias lógicas desta habitação de caráter de bairro, nos parecia acertada.


E é aqui que se concentram as intenções do projeto, com o foco no equilíbrio a partir do cheio e do vazio, antigo e novo, pesado e leve, claro e escuro. Com isso, surge uma peça que começa a dar respostas às novas necessidades de caráter e lógica material atual.

Pretendendo a separação formal com uma faixa de vidro que propõe o contato ou não entre os elementos, a disposição dos volumes também resulta em espaços alternados de uso.


O bloco metálico se dispõe transversalmente ao volume de tijolos, cobrindo parte deste, e propõe uma zona de expansão semicoberta no térreo.

A modulação sistêmica e ortodoxa nos ajudou em vários aspectos. Por um lado, na otimização do material e, por outro, nos deu ordem compositiva. Esta é respeitada para a distribuição das cargas. O sistema foi resolvido com tubos estruturais na vertical unidos horizontalmente na parte superior e inferior, conferindo ao sistema a condição de viga vierendeel. Com essa ação, resolvemos a estrutura, expressão material, formal e de uso. O novo se apoia sobre o antigo dotando o conjunto de sentido temporal.

