
-
Arquitetos: AP Valletta
- Área: 500 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Julian Vassallo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em Naxxar, Malta, um local de grande importância histórica e cultural, destacado pelo seu valioso patrimônio arquitetônico, o projeto compreende a reforma e ampliação de um Palazzino existente do século XVIII. A propriedade encontra-se logo fora do perímetro da Área de Conservação Urbana, que resultou no recente surgimento de blocos de apartamentos mais altos nas proximidades, ofuscando a residência de baixa altura e sobrepondo-se ao jardim da propriedade.


As intervenções propostas foram feitas em resposta às necessidades programáticas da família e às intenções em relação à casa, com uma sensibilidade especial à memória existente do lugar e também ao contexto em que se insere. O requerimento, portanto, incluiu o projeto de um elemento vazado na fachada para proporcionar privacidade ao terraço posterior e ao jardim abaixo, onde uma piscina será localizada; além da reconfiguração dos cômodos existentes dentro da casa principal e das conexões melhoradas com os jardins.

Originalmente um volume usado para abrigar animais, a galeria de um andar que flanqueia o jardim principal é transformada no espaço principal de estar, conectando a casa ao espaço de jantar ao ar livre, área de estar e piscina. Um segundo jardim é convertido em um estúdio para hóspedes. O elemento vazado de pedra é concebido como uma extensão contemporânea da fachada existente, unificada com o tecido original por um material comum – a pedra maltesa (franka). Isso possibilitou o uso de métodos e técnicas de construção tradicionais para esculpir as aletas onduladas, envolvendo assim o passado e o futuro para tornar o projeto reconhecível como uma adição contemporânea inovadora que formará sua pátina com o tempo.

A mudança de ângulo e espaçamento das aletas permite a privacidade mas, também um jogo de luz e sombra na solidez da fachada, sem comprometer a legibilidade do volume. Dominado por suas antigas paredes de pedra e árvores frutíferas mediterrâneas, o jardim da piscina é projetado como uma paisagem elegante de múltiplos níveis, caracterizada por um conjunto de planos de pedra horizontais e verticais que parecem emergir do jardim existente. Desta forma, juntamente com o elemento vazado, um delicado vocabulário arquitetônico contemporâneo é introduzido, o qual harmoniza com o cenário mediterrâneo tradicional da residência existente.
