
-
Arquitetos: OOAA (Oficios Asociados)
- Área: 433 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
-
Fabricantes: AutoDesk, Chango, FV, Idea Iluminacion, Ingeniería gastronómica, ferrum

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está situado no bairro portenho de Núñez, em Buenos Aires, em um contexto de transformação urbana caracterizado por mudanças na densidade e nos usos do solo, o que frequentemente leva à requalificação dos edifícios existentes. No caso do Ness, transformamos um galpão de esquina utilizado como depósito em um restaurante, bar e cozinha.

Exteriormente, manteve-se o caráter austero e de volumetria simples formado por muros de nove metros de altura, com algumas aberturas pequenas no andar superior e três persianas no térreo que serviam para o acesso a diferentes setores do depósito.



No interior, substituímos as paredes que subdividiam o térreo por vigas e pilares metálicos que permitiram liberar o espaço, reorganizá-lo em torno do novo núcleo de serviços e, por meio de um sistema de esquadrias metálicas, configurar diferentes formas de uso e redefinir a relação desses novos ambientes com o público.

Na grande sala de pé-direito triplo, uma série de elementos são fundamentais para dotar de caráter e escala o local: a ilha e seus exaustores, o elevador de carga, a oliveira e a luz zenital proveniente das claraboias que, com seu movimento e variação de cor, proporciona diferentes cenas ao mesmo tempo que estabelece uma relação particular com o exterior.

O design do mobiliário e dos objetos de menor escala possui um forte caráter funcional, ao mesmo tempo em que busca contribuir para o conjunto por meio de seus detalhes e materialidade, como se fossem peças menores de um sistema maior, que adquirem dimensão na relação e colaboração entre os distintos elementos mencionados.
