
-
Arquitetos: Pablo Bris Marino
- Área: 148 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Pablo Bris Marino
-
Fabricantes: Cerámica Millas, Codalmha, GrupoHYT, ROCKWOOL, Termiglass

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é desenvolvido em um lote retangular de aproximadamente 1000 m2, localizado em Balcón del Tajo, Espanha. O terreno apresenta um desnível de cerca de 5 metros entre as laterais menores, e as vistas para o sul são excepcionais, com uma paisagem ampla e o Tejo ao fundo. O programa do projeto contempla duas habitações independentes: uma pequena, em formato de apartamento, destinada a Luis, um amigo de longa data do cliente, que vive sozinho; e a outra, com dois dormitórios, destinada à irmã do cliente, seu parceiro e sua filha. Além disso, haverá um depósito e uma pequena piscina, ambos de uso compartilhado.


O projeto busca aproveitar as vistas para o sul e o leste, e conferir o maior grau de independência e privacidade às habitações. Privilegia-se, ou pelo menos equilibra-se, a vida no exterior e a vida no interior.


Apesar dos esforços para manter o custo o mais baixo possível, os orçamentos recebidos eram exorbitantes, sempre acima de 2000 euros por metro quadrado. A decisão foi pela autoconstrução. Não haveria construtora, subcontratados ou chefe de obra; a única equipe seria formada pela direção técnica, um carpinteiro então desempregado, Roberto, que assumiria a função de encarregado, e Luis, o amigo, sem experiência em construção, mas que passaria a desempenhar o papel de operário.

Os sistemas construtivos foram escolhidos pela sua facilidade de execução e pela capacidade de proporcionar o maior conforto térmico possível no interior da casa, com o menor custo. O telhado é frio e a fachada é ventilada. Ambos contribuem para o bom funcionamento hidrotérmico da envoltória, que se mostrou muito fácil de aquecer no inverno (um único fogão a pellet por casa) e muito fresca no verão.

A estrutura é composta por muros de carga que ficarão expostos no interior. A fachada e o telhado são feitos de chapa metálica de cor branca, escolhida por ser a mais refletiva possível, para evitar o superaquecimento no verão.


A gestão da obra não foi nada convencional. Além de qualquer justificativa para um resultado que entendemos razoável, nenhum detalhe ou acabamento é compreensível sem ter em conta as circunstâncias descritas. O preço da construção final esteve em torno de 1200 euros/m2, incluindo a piscina e a urbanização do lote no geral.
