
-
Arquitetos: Guinée et Potin Architects
- Área: 8500 m²
- Ano: 2024
-
Fabricantes: Alucobond, Kline

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da ampliação do campus universitário propõe uma "articulação" com uma geometria simples e clara, que conecta as diversas entidades fragmentadas. Essa articulação se integra aos edifícios existentes e une os dois edifícios preservados, estendendo-se a partir do pátio de entrada/hall. Seu layout e geometria facilitam a definição dos limites entre a frente "urbana" e o fundo "paisagístico". De acordo com essa proposta, é o próprio edifício que molda naturalmente os espaços exteriores.




O edifício envolve e estrutura o espaço de forma a transformar as áreas plantadas, que deixam de ser espaços residuais, convivendo com fachadas opacas e fechadas. Elas agora são integradas por uma abordagem cromática, com transparências marcantes e uma requalificação gráfica das fachadas existentes. As fachadas originais, no estilo "hard French" da arquitetura modernista de André Guillou e Pierre Doucet, preservam seu padrão de tabuleiro de xadrez e "favo de mel", mas passaram a contar com elementos de marcenaria mais generosos e de maior qualidade, além de isolamento reforçado para atender às metas de desempenho térmico.




Dessa forma, a simplicidade dessa articulação valoriza o edifício renovado, criando um conjunto unificado e homogêneo. Além disso, os novos tons verdes e cinzas desses elementos destacam as singularidades históricas e paisagísticas do local, repleto de jardins, mesmo com a urbanização do centro da cidade próximo. Essa composição arquitetônica, ao abrir espaço para a imaginação, revela um potencial gráfico e singular.

Essa intenção formal, além de seu impacto, simboliza a reestruturação e renovação da Cité Universitaire, criando a imagem imponente de um complexo imobiliário integrado à escala do bairro.
