
-
Arquitetos: IGArchitects
- Área: 83 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Ooki Jingu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência foi projetada para um casal e está situada em um terreno longo e estreito, que se inclina suavemente para os fundos, cercado por apartamentos e um cemitério em três de seus lados, fazendo com que o local parecesse o fundo de um vale. O cemitério adjacente, com suas plantas se estendendo para o terreno e borrando os limites, fazia com que o espaço parecesse parte do próprio cemitério. Diante dessas características, um estilo de construção "semelhante a Okinawa", com grandes aberturas, parecia inadequado. Por isso, concebemos uma arquitetura luminosa e aberta, mas com a intenção de manter uma distância do entorno.




Imaginamos um edifício de aparência digna, com um interior claro e austero, livre de influências externas. A arquitetura tem o poder e a qualidade de um espaço que perdura, mesmo após o fim de sua função original, permanecendo relevante por muito tempo. Para este projeto, nosso objetivo foi criar uma arquitetura que fosse apreciada e utilizada ao longo do tempo, independentemente de mudanças de proprietário ou de função.




O terreno suavemente inclinado foi organizado em três níveis para a plataforma de estar, com paredes de contenção de terra em degraus funcionando como duas linhas de fundação. Uma pirâmide quadrada, lembrando um santuário portátil, foi colocada sobre a camada rígida de calcário de Ryukyu. Com sua forma poderosa, a pirâmide parece estar firmemente apoiada em tamancos, resistindo ao desgaste do tempo, mesmo que o solo ao redor sofra erosão. Além de estruturalmente estável, a pirâmide é também privada e digna. Ao fornecer pontos de apoio funcionais em resposta ao terreno, a fundação e o telhado foram abertos de forma limitada, criando um espaço tranquilo sem comprometer a forma estável da estrutura.


O espaço interno tem uma composição simples e funcional. O primeiro nível abriga o banheiro e a entrada, organizados de forma eficiente para concentrar a parte hidráulica. Um nível abaixo, com 1 metro de desnível, estão a sala de estar/jantar e o escritório, enquanto o terceiro nível, na parte de trás, conta com o quarto e outros espaços privados. A casa foi projetada para criar um ambiente acolhedor, com madeira ao alcance de todos, sob uma claraboia, dentro de uma massa de concreto que evoca a sensação de uma ruína.




Os antigos túmulos de Okinawa são imponentes, projetados para resistir ao clima rigoroso da região e perdurar por gerações. Eles funcionam como locais de encontro, celebração e reverência, além de servirem como "lar" para os ancestrais, carregando sabedoria, vontade e cultura que asseguram seu uso ao longo do tempo. O edifício que projetamos e construímos acabou assumindo uma forma que remete a uma pirâmide ou a um túmulo. Sua geometria foi influenciada pelas condições climáticas de Okinawa, pelos ventos, pelas chuvas, pelo entorno e pelo orçamento. No entanto, ao ver a estrutura finalizada, percebi que ela refletia a sensação de permanência e festividade dos túmulos dos ancestrais de Okinawa. Embora sua forma possa parecer incomum, essa casa de concreto acabou ganhando uma graça que traduz o caráter singular de Okinawa.
