-
Arquitetos: Studio Gontijo Arquitetura
- Área: 576 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Edgard Cesar
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da casa Dezessete nasceu da proposta de reforma de uma construção já existente, cujo objetivo principal era redistribuir os ambientes para atender ao programa de necessidades dos clientes, mantendo a estrutura original. A proposição apresentada foi de um programa que distribui os cômodos através de uma planta em formato de "L", onde a área íntima se concentra em uma lateral da casa e a área social se distribui ao longo da lateral oposta, que se estende no comprimento do terreno. A área de serviço é concentrada na parte frontal da casa, estando protegida da visibilidade externa por painéis ripados de madeira natural.
A suíte principal se abre diretamente para a área da piscina, que é margeada pelo espaço gourmet, completamente aberto para o jardim. A madeira, elemento protagonista da arquitetura da casa, envolve tanto as paredes externas, compondo a fachada principal, quanto o teto da área comum externa, através de vigas espaçadas e repetidas, que trazem ritmo ao bloco.
A presença do verde é também um ponto focal do projeto, que buscou conectar natureza e arquitetura em todos os cômodos da casa. Na fachada frontal, uma viga inclinada revestida em aço corten delimita a parte superior do volume principal. Um recuo neste bloco demarca a entrada social, ladeada por um jardim, protagonizado por uma árvore que trespassa o vazio deixado pelo desenho daquela viga.
Seguindo a demanda dos clientes, um novo bloco foi construído no fundo do lote para que pudesse abrigar a brinquedoteca, que acomoda um espaço amplo dedicado às brincadeiras e atividades dos três filhos do casal. Ali, a linguagem arquitetônica segue a mesma do bloco principal, com revestimentos externos em painéis ripados de madeira e grandes esquadrias de vidro translúcido, que conectam diretamente o ambiente interno ao jardim, permitindo que as brincadeiras fluam livremente entre ambos os espaços.
O resultado final do projeto arquitetônico é definido em uma casa prática, funcional e atemporal, cuja estética harmoniza com a linguagem modernista e de traços limpos da cidade em que está inserida. Os materiais naturais são predominantes em todos os espaços, de modo que o rústico e o elegante estejam em constante sintonia.