
-
Arquitetos: Renata Gutierrez
- Área: 176 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Marcelo Oséas
-
Fabricantes: Aberaldo, Aguimaria, Artesão Valmir Ilha do Ferro, Benedito e Nadinho, Ilha do Ferro, Knot Artesanal, Mestre Petrônio, Urku móveis planejados, Vavã

Descrição enviada pela equipe de projeto. A marca Flávia Aranha é reconhecida por sua moda sustentável e tingimento natural com técnicas manuais, propõe uma conexão poética com o mundo sensorial, entrelaçando histórias e afetos em uma verdadeira teia de significados.

Foi em 2021, que a primeira loja da Flávia Aranha em Paraty foi inaugurada em um charmoso sobrado na Rua do Comércio. O espaço conquistou o Prêmio Casa e Jardim 2022 na categoria "Em Escala", destacando-se por sua abordagem inovadora e acolhedora. Dois anos depois, em 2023, a loja encontrou um novo lar: o imponente casarão da Família Klink, situado na icônica Praça da Matriz, ao lado do famoso barco I.A.T, com o qual Amyr Klink atravessou o Atlântico a remo.

O conceito por trás do projeto é criar uma experiência sensorial que transcenda o convencional. Texturas, histórias e memórias se entrelaçam para envolver o visitante em uma jornada singular. Um dos elementos mais marcantes é o chão coberto de areia, que remete poeticamente à praia e redefine a linguagem da marca, intensificando a experiência imersiva Elementos como espelhos de formas orgânicas, provadores com cortinas de linho e móveis esculpidos por artesãos da Ilha do Ferro conferem força e identidade ao espaço. Esses itens se fundem com a areia, criando um ambiente harmonioso.

Para conter a areia, foi construído um deck de madeira com curvas orgânicas, coberto com trançado de taboa feito pela artesã Aguimaria, do Quilombo do Campinho. Esse detalhe artesanal reforça a essência da marca e conecta-se à arquitetura local.

Outro destaque é o balcão de biribas de eucalipto, criado com James Rowland e produzido pela Knót Artesanal. Com curvas fluidas e um design acolhedor, ele ocupa um lugar de destaque no fundo da loja. Além disso, três grandes pedras ferro foram incorporadas ao espaço: uma embeleza a entrada ao lado dos manequins, enquanto as outras duas formam a base de uma elegante mesa de vidro. Com um tampo oval que parece flutuar, sustentado por uma estrutura metálica fina e uma base de madeira em formato de 'A', essa mesa é um elemento de grande impacto visual, reforçando o conceito da marca sem sobrecarregar o ambiente.

A única cor presente no projeto é o amarelo vibrante das portas e janelas, escolhido para trazer luminosidade e uma energia solar ao espaço. A luz natural que atravessa as amplas janelas cria um cenário dinâmico que se transforma ao longo do dia. À noite, uma iluminação cuidadosamente planejada transforma a loja em um refúgio brilhante, visível através da vegetação que emoldura a Praça da Matriz.

Mais do que uma loja, este espaço é um convite a vivenciar a identidade da marca em sua essência, dialogando com a rica história e memória de Paraty. Aqui, cada detalhe foi pensado para despertar os sentidos e proporcionar uma experiência — é sentir, conectar e se envolver com a beleza em todas as suas formas.
