
-
Arquitetos: Padovani Arquitetos
- Área: 900 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um amplo terreno de esquina, a residência se desdobra com delicadeza em uma implantação em "L", suavizando o desnível natural da topografia. Esta solução permite que a casa se desenvolva com fluidez, apesar da volumetria de dois pavimentos, destacando-se pela fachada que mescla concreto aparente, pedras e painéis amarronzados. A horizontalidade é enfatizada, mesmo com a singularidade do volume customizado para o terreno triangular. Com a intenção de parecer flutuar no lote, a volumetria foi lapidada para que as extremidades pudessem se projetar com intensidade, principalmente para o fundo do lote, onde a declividade é maior. Desta forma, o vazio formado pelo posicionamento do espaço gourmet, colabora para intensificar esta leveza volumétrica, coroada por longos beirais metálicos que afinam nas pontas e que também protegem todas as aberturas da casa da incidência solar e da chuva.


O pavimento superior também ganha leveza através de um extenso plano de vidro que, em harmonia com o paisagismo, confere fluidez visual para a fachada frontal, ao mesmo tempo que o paisagismo oferece privacidade. Brises verticais adicionam um ritmo que enriquece a arquitetura. Já a entrada da residência, mimetizada aos painéis ripados e envolta por um paisagismo denso, cria um caminho intimista e acolhedor. Internamente, a luz natural penetra no ambiente de diferentes formas, realçando também os tons claros do mobiliário e das paredes. No exterior, a composição de pedras e madeiras fluem em contraste com os painéis metálicos do pavimento superior. A integração com a paisagem é uma característica marcante. De um lado do "L", áreas de convívio, gourmet, e as dependências de serviço, se concentram e estruturam o espaço. Na porção perpendicular, que abriga a entrada principal, estão a sala de estar, a sala de jantar harmonizada com a adega, o home theatre e duas suítes, articulando espaços sociais e íntimos de forma contínua.





No pavimento superior, a suíte master se estende para uma ampla varanda voltada para a paisagem, enquanto mais três suítes e uma sala íntima em mezanino completam o andar. Este projeto reflete uma elegância refinada e uma delicadeza sutil, com uma harmonia de tons e materiais que se entrelaçam com precisão. A residência não é apenas um espaço habitacional, mas uma manifestação onde a interação entre espaço, luz e natureza resulta em uma arquitetura visualmente marcante e funcionalmente fluida.
