
-
Arquitetos: Architects Davidsson Tarkela
- Área: 13780 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Tuomas Uusheimo
-
Fabricantes: Elan Inventa, Gerflor, Lai-Teräs Mäkinen Ky, Mapei, Teknos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Esportes e Eventos Savilahti, localizado na colina Neulamäki no distrito em desenvolvimento de Savilahti em Kuopio, Finlândia, transforma um antigo depósito das Forças de Defesa Finlandesas em uma instalação versátil de múltiplos propósitos. O centro serve como conexão entre uma nova área residencial e o coração do distrito, atuando como um portal para o parque adjacente e equipamentos locais. Projetado para acomodar diversos grupos de usuários—incluindo crianças em idade escolar, estudantes e clubes esportivos—o centro também é um local versátil para eventos de grande escala, como concertos, seminários, torneios e partidas de ligas maiores ou internacionais. Além disso, funciona como um abrigo cívico compartilhado para quase 7.000 pessoas.


O volume se destaca na paisagem do vale, embora a maior parte do centro esteja esculpida na rocha de Neulamäki. Como característica principal, a edificação de entrada é revestida de vidro e metal e possui 550 m2, abrigando a recepção, a cafeteria e os escritórios. Ela serve como a porta de entrada para o centro de esportes e eventos, ocultando rotas de fuga e sistemas de ventilação integrados nos túneis atrás. Sua fachada reflete a arte pública predominante no distrito e está integrada a uma instalação feita pelos artistas Pasi Rauhala e Jaakko Niemelä. O painel de alumínio côncavo da fachada, com seu padrão de perfuração personalizado, é finalizado em um tom terroso que ecoa os tons quentes da rocha circundante. Esse design cria um efeito duplo: um pavilhão que se funde perfeitamente ao seu ambiente natural, enquanto afirma sua presença como um volume público.



Internamente, a jornada se desenrola a partir da cafeteria, onde um interior de tons escuros emoldura a visão desobstruída da natureza ao redor. Ao se dirigirem às instalações esportivas, os visitantes passam por um espaço profundo e azul, semelhante a uma caverna, que separa o mundo exterior dos interiores esculpidos na rocha. Na hierarquia espacial, as áreas públicas e principais são definidas por cores vibrantes, enquanto os espaços de apoio são mantidos em concreto cinza, reforçando seu papel utilitário. A natureza única do projeto, as complexidades da construção subterrânea e as condições inesperadamente difíceis causadas por fraturas na rocha exigiram uma abordagem particular.


Os túneis do antigo depósito do exército foram expandidos para criar um grande espaço unificado dentro da rocha. Agora, este vazio abriga o Hall 1, que acomoda eventos para até 2.500 visitantes, e o Hall 2, que inclui três estúdios fitness e uma academia distribuída em dois andares. Os vestiários e as instalações técnicas estão localizados centralmente em três níveis. Desde o início, o senso de comunidade foi um dos temas principais que impulsionaram o projeto. Seu nome, Luola (em finlandês "caverna"), reflete a longa história dos espaços subterrâneos como lugares onde as pessoas se reúnem e se envolvem em uma variedade de atividades comunitárias.
