
-
Arquitetos: VELA.oficina
- Área: 27 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Pablo Saborido

Descrição enviada pela equipe de projeto. O pilar central, elemento maciço de concreto armado, que ressalta certa linearidade da planta desta unidade, ao ser revelado e descascado, agora é envolvido por uma bancada em serralheria branca, que marca um movimento entre os programas do apartamento. Este volume serve de apoio à cozinha na entrada e, numa curva que abraça o pilar, continua como bancada do banheiro, agora aberto e integrado ao quarto/sala.



O programa do banheiro, normalmente reduzido a um único recinto, tomou protagonismo neste projeto, as ações associadas ao asseio pessoal foram explodidas e se mesclam à convivência no apartamento. Uma cabine de vaso sanitário, uma pia que se amplia para o ambiente e um box que olha tudo.


O espelho é fixado ao concreto por quatro garras metálicas que servem de trilho para seu encaixe. As peças/suporte foram pintadas de preto saltando em contraste com o branco do resto do apartamento, assim como o cano no interior do box. As banquetas metálicas, também em tom escuro, marcam presença numa ocupação versátil podendo ser dispostas em composições variadas, conforme a necessidade do usuário.
Situado em andar mais baixo, o pilar central recebe as cargas do mastodonte Copan, nesse sentido buscou-se revelar o raciocínio estrutural do edifício e fazer com que essas marcas coexistam com as novas intervenções arquitetônicas. A estrutura do teto, agora revelada em vigas sequenciadas foram pintadas de branco clareando a unidade e dando leveza ao conjunto.

Peças originais do apartamento, como as arandelas globo, contrastam com novas intervenções em chapa metálica claras e retilíneas. A porta que compunha o conjunto do armário removido também foi reutilizada e agora faz a divisória entre o banheiro aberto e a cabine do vaso sanitário, num plano branco de fundo.

As pastilhas em tom caramelo marcam as áreas molhadas e dão continuidade ao piso de madeira existente. O barrado das pastilhas se prolonga na parede e vira o sofá de madeira e cabeceira da cama, marcando uma intervenção baixa em todo o apartamento. Na parede oposta, uma bancada e um prateleira baixa arrematam o espaço num ambiente de trabalho e apoio, também em serralheria branca, sumindo na parede assim como a nova arandela corrida e os penduradores em formato circular.
