
-
Arquitetos: HAYATO KOMATSU ARCHITECTS
- Área: 140 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Toshiyuki Yano

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está situado nas montanhas de Kure City, na província de Hiroshima, com o reservatório Honjo Suigenchi a leste e o rio Niko, que leva à baía de Kure, à sua frente. A oeste, uma série de montanhas, com destaque para o Monte Ege, circunda a área, e ao pé dessas montanhas, casas antigas e novas se alinham ao longo da linha de contorno. O proprietário, que há muitos anos dirige uma empresa de construção local, tinha o desejo de criar um edifício que beneficiasse a comunidade. Além das funções de escritório e residência, ele queria que o edifício servisse como um "ponto de encontro" para os moradores.


Primeiro, o telhado foi projetado para estabelecer uma conexão entre o ambiente e a arquitetura, com os cômodos dispostos de acordo com essa ideia. Em vez de seguir uma única direção, o telhado é formado pela sobreposição de dois: um galpão com cobertura de grama, que cria uma continuidade verde entre o reservatório e a cadeia montanhosa, e um telhado principal, que bloqueia a luz solar direta do sul e aproveita os ventos fortes que vêm do rio. Os cômodos do andar inferior são protegidos por beirais profundos, e as plantas, elevadas do solo, se integram melhor à paisagem.




Para expandir as funções da empresa de construção, foi criada uma sala multiuso no primeiro andar, conectada ao jardim. A linha de visão foi suavemente ajustada com plantios, em vez de uma parede, permitindo que a energia dos usuários seja refletida na comunidade. A sala foi projetada para apoiar diversas atividades locais e também como um centro de prevenção de desastres. A cobertura de grama do galpão não só reduz o calor dentro do edifício, mas também permite que ele se abra para a comunidade local na primavera, quando as cerejeiras ao longo do rio florescem. O objetivo é integrar um "ponto de encontro" ao espaço de trabalho e residência, aproveitando todo o edifício.

Acreditamos que um lugar que contribui para a comunidade é aquele onde as pessoas podem se reunir de maneira aberta, com um caráter semi-público, parecido com os jardins das antigas casas particulares. Além de ser um espaço de encontro, o edifício também servirá para eventos que aproveitam as habilidades profissionais do proprietário, incentivando a interação entre gerações e trazendo mais vida à cidade. Esperamos que o jardim se torne um "jardim comunitário", integrando-se à vida local e apoiando a arquitetura da região.
