
-
Arquitetos: K-Thengono Design Studio
- Área: 880 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Indra Wiras

Um complexo para eventos matrimoniais feito em madeira: Unindo Tradição e Modernidade – O K-Thengono Design Studio foi encarregado de projetar o complexo do Vale Kencana, composto por uma capela modesta, uma casa familiar, uma acomodação para a noiva, um volume de serviços e uma ponte. A abordagem de projeto da capela se inspira nos distintos telhados curvos da arquitetura sundanesa, nativa da região de Bogor, onde o complexo está localizado. Seu telhado de forma orgânica, feito de arcos de madeira laminada colada e revestido com madeira de meranti e sirap ulin, emoldura vistas pitorescas do Monte Pangrango, criando um cenário idílico para cerimônias matrimoniais.

Refletindo a arquitetura tradicional, a casa familiar de 3 quartos foi elevada acima do solo, adaptando-se ao terreno acidentado e preservando suas características naturais. As vigas, feitas de madeira aliwowos, proveniente localmente e conhecida por sua resistência, foram dispostas estrategicamente utilizando juntas artesanais em um padrão de 3,5 por 3,5 metros e deixadas expostas como parte dos interiores.

Ao entrar na casa, os convidados são recebidos por uma sala de estar com paredes de vidro, oferecendo vistas expansivas do entorno. Enquanto isso, painéis de rattan trançado protegem o quarto e a área de serviço para conferir privacidade. Adornada com painéis de madeira nyatoh nas paredes e pisos, os interiores também apresentam toques de andesito e uma piscina revestida com pedra natural de Sukabumi. Armários de madeira sob medida, acessórios de banheiro em latão e outros detalhes em madeira acrescentam um toque luxuoso à estética natural da casa.




A casa da noiva espelha a familiar em design, mas em uma escala menor. Posicionada para ter vista para os campos de arroz e a montanha, esta estrutura de um andar oferece um refúgio privado para a noiva e o noivo, a poucos passos da capela. Ligando o complexo à rua principal, há uma ponte emoldurada por arcos de bambu que refletem o design curvo de cestos tradicionais sundaneses, servindo como um caminho funcional e um cenário pitoresco para fotos.

Este projeto permitiu que o estúdio explorasse vários tipos de madeira e técnicas de construção, destacando uma integração cuidadosa da arquitetura vernacular e materiais locais com práticas de design modernas.
