
-
Arquitetos: Johan Sundberg arkitektur
- Ano: 2023
-
Fotografias:Markus Linderoth

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre as colinas cobertas de pinheiros de Yngsjö, à beira do Mar Báltico, ergue-se um refúgio de verão projetado para uma família de quatro pessoas. A paisagem aqui abraça a ausência de jardins meticulosamente planejados, optando em vez disso pela dominância do ambiente natural da floresta, onde estruturas de pequena escala se integram perfeitamente entre as árvores.




Composta por um volume singular orientado na direção norte-sul, a casa apresenta uma seção mais baixa em sua parte central, voltada para o oeste e abrigando um terraço protegido que recebe o sol da tarde. A seção sul, que abrange a entrada, a cozinha e as áreas comuns, conecta-se facilmente ao solo em uma transição fluida para a natureza circundante.

Enquanto isso, a metade norte, que abriga espaços mais privados, paira graciosamente acima do terreno sobre pilares esguios, estabelecendo uma conexão direta com as copas das árvores através de amplas janelas dos quartos.



Revestida com painéis de madeira ritmicamente interrompidos por pilares verticais, a fachada da casa exala uma estética harmoniosa. A parte inferior da estrutura flutuante é ocultada também por painéis de madeira em três camadas. Internamente, os cômodos são ancorados por pisos de carvalho e marcenaria feita sob medida. O forro e suas seções salientes possuem uma superfície de madeira unificada e de perfil esguio, que tem um efeito aconchegante e acusticamente isolante em toda a casa.
