Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Lar Ricardo / StudioVA Arquitetos

Guardar

Lar Ricardo / StudioVA Arquitetos - Fotografia de Interiores, Madeira, Mesa, Iluminação, CadeiraLar Ricardo / StudioVA Arquitetos - Imagem 3 de 19Lar Ricardo / StudioVA Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Bancada, Iluminação, Mesa, CadeiraLar Ricardo / StudioVA Arquitetos - Imagem 7 de 19Lar Ricardo / StudioVA Arquitetos - Mais Imagens+ 14

São Paulo, Brasil
  • Marcenaria: Star Móveis
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Lar Ricardo / StudioVA Arquitetos - Fotografia de Interiores, Madeira, Mesa, Iluminação, Cadeira
© João Paulo Prado

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trazer a estética urbana para o interior, criando espaços integrados e ideais para receber amigos e familiares, foram as diretrizes definidas pelo morador deste apartamento de 120 metros quadrados, localizado no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Essas premissas guiaram as intervenções do arquiteto Vinicius Almeida, à frente do StudioVA Arquitetos. Para o proprietário, um jovem solteiro, que passa grande parte do tempo viajando a trabalho, a principal vontade era estabelecer um lar que servisse como âncora em meio às idas e vindas, um refúgio onde poderia fincar raízes.

Lar Ricardo / StudioVA Arquitetos - Imagem 3 de 19
© João Paulo Prado
Lar Ricardo / StudioVA Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Bancada, Iluminação, Mesa, Cadeira
© João Paulo Prado

No projeto de reforma, a parede que separava a sala da cozinha foi removida, e a viga foi restaurada e mantida em concreto aparente. Com isso, a ala social ganhou um caráter contínuo, e a diferenciação entre os ambientes foi criada pela mudança no material do piso: a sala preservou o taco de madeira original da construção, enquanto a cozinha recebeu porcelanato cinza, fazendo referência ao acabamento da estrutura de concreto. A sala de estar se abre para a varanda através dos caixilhos originais, restaurados, trazendo a paisagem do bairro para dentro. A marcenaria principal apresenta um desenho em zigue-zague, criado especialmente para o projeto, que poeticamente reinterpreta o movimento de ida e retorno do morador. A peça ocupa todo o comprimento da parede e funciona como um relicário de memórias, abrigando livros e objetos adquiridos ao longo de suas viagens. Do lado oposto, um móvel suspenso de madeira traz leveza ao ambiente, servindo de base para os eletrônicos e suporte para a TV. A decoração conta com um estofado modular generoso, permitindo diversas configurações, com pufe ou chaise, complementado por duas poltronas Astor, do designer brasileiro Fernando Jaeger, e o banco Torre – uma peça especialmente desenhada por Vinicius Almeida em 2024, com cortes CNC em madeira. Tudo isso sobre um tapete da Punto e Filo, com desenhos orgânicos e tonalidade similar à da estante principal. O espaço entre os pilares que compõem o hall de entrada recebeu um móvel bar em marcenaria, com base em vidro leitoso iluminado.

Lar Ricardo / StudioVA Arquitetos - Imagem 7 de 19
© João Paulo Prado
Lar Ricardo / StudioVA Arquitetos - Imagem 18 de 19
Planta - Demolir e construir
Lar Ricardo / StudioVA Arquitetos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama, Iluminação
© João Paulo Prado

Na sala de jantar, um painel de madeira na parede principal cria um contraponto às demais superfícies brancas, proporcionando um ambiente mais acolhedor. No painel, uma tela do artista plástico alagoano Heway Verçosa. A cozinha, integrada às salas, possui acabamentos que incluem armários inferiores em madeira e superiores em fórmica azul esverdeada. A bancada da pia, feita de porcelanato (Bleu de Savoie, Portobello), se estende ao frontão, como uma única superfície, valorizando os veios do material que remete a pedra. Do lado oposto, painéis ocultam armários de apoio e eletrodomésticos, como a geladeira e os fornos. O piso de taco original, presente nas salas, se estende pela ala íntima do apartamento, valorizando o padrão gráfico. A madeira também aparece no painel de cabeceira da cama e no acabamento do armário, privilegiando a atmosfera de conforto e bem-estar. No banheiro, as superfícies em porcelanato acinzentado também revestem a bancada e o novo banco de apoio ao chuveiro. Uma saliência na parede do box, à meia-altura, serve de apoio para o armazenamento de produtos de banho. No lado externo, a cuba de piso foi especialmente desenhada pelo arquiteto e feita em granito São Gabriel.

Lar Ricardo / StudioVA Arquitetos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Madeira, Iluminação
© João Paulo Prado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Lar Ricardo / StudioVA Arquitetos" 22 Jan 2025. ArchDaily Brasil. Acessado 23 Fev 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/1025996/lar-ricardo-studiova-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.