
-
Arquitetos: Yo Irie Architects
- Área: 141 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Takahiro Arai


Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa que foi renovada a partir de uma edificação com estrutura de aço de 30 anos e paredes externas de ALC em Tóquio, Japão. O primeiro nível abrigava o escritório de uma empresa de jornalismo, e o segundo e o terceiro eram moradias desta empresa. O terreno apresentava um formato triangular, com vista para o rio a leste, e a planta existente acompanhava essa configuração.




Primeiro, para verificar a condição do volume existente, o acabamento interno foi retirado, revelando a estrutura de aço e as paredes de ALC. Foi constatado que a estrutura estava sólida, mas não havia isolamento nas paredes externas, tornou-se necessário, portanto, renovar o isolamento da pele externa. Ao aproveitar a forma simples e envolver todo o volume com isolamento, a pele da construção apresentou menos pontes térmicas, deixando o interior exposto com a estrutura de aço e ALC visíveis, o que permitiu uma utilização mais flexível do espaço. A estrutura de aço exposta funciona como um reservatório de calor, enquanto diversos acessórios metálicos, como grampos, parafusos e ímãs, podem ser fixados nela, transformando-a em um ponto de partida para construções personalizáveis.



Para as janelas, uma moldura interna de resina foi adicionada à moldura de alumínio existente, mas a profundidade da cavidade foi alargada para bloquear a luz solar direta durante o verão, como um toldo. Na sala de piano do primeiro andar, uma janela em múltiplas camadas feita de FRP (plástico reforçado com fibra de vidro) e policarbonato foi projetada para substituir a grande janela de vidro existente. A camada de ar tripla proporciona alto isolamento, a placa dobrada difunde o som, e a superfície translúcida confere privacidade ao primeiro nível. A parede desse nível é equipada com um dispositivo de difusão de som e controle de umidade que reutiliza o material do núcleo descascado acumulado durante o processo de fabricação de LVL (madeira laminada folheada).

No geral, a pele externa, a estrutura e o interior estão interligados. Ao renovar o exterior, a estrutura pode ser exposta, o que melhora sua manutenção, cria uma abertura para o interior e facilita a demonstração do valor da estrutura como um edifício que não mudará mesmo quando for entregue ao próximo residente. Não finalizar a estrutura e as paredes também será uma medida contra a condensação interna. O interior foi mantido o mais simples possível, permitindo versatilidade futura e reduzindo custos. Fixar a estrutura de aço existente com parafusos e acessórios metálicos não requer ferramentas especiais, é fácil de instalar por conta própria e fácil de adaptar às mudanças no estilo de vida.

A renovação externa aproveita a estrutura e cria versatilidade para o interior. Edifícios existentes com estrutura de aço e paredes externas de ALC são comuns, mas nosso objetivo era agregar valor a eles e criar um tipo de reforma que possa continuar a ser utilizada por um longo tempo, mesmo que os residentes mudem.
