
-
Arquitetos: Romano Tinazzi
- Área: 160 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Federico Villa
-
Fabricantes: Cunego termoidraulica, Edilmorselli di Morselli Massimo, Enecom, Tech srl

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto envolveu a renovação de uma casa unifamiliar, parte do tecido urbano ao longo da Via Savonarola, em Verona, Itália. Construída originalmente no início do século XX para acolher as famílias dos trabalhadores ferroviários, a edificação é reconhecida com um grau de proteção, conforme estabelecido pelas diretrizes urbanas municipais. Qualquer transformação da propriedade requer a preservação de sua forma original e características distintas.




Trabalhando dentro dessa restrição, o projeto combinou a restauração conservadora do envoltório histórico do volume com um redesenho radical em sua planta e sistema estrutural. Dentro das duas paredes, a nova adição cria um contraste deliberado com a estrutura existente, destacando seus aspectos materiais e construtivos. A nova estrutura consiste em uma armação metálica leve combinada com uma escada de concreto moldada in loco. Para minimizar a altura dos pés-direitos, as lajes são construídas utilizando chapa de metal corrugado, otimizando a espessura sem comprometer a resistência.




Nas áreas comuns, as texturas expostas das paredes de pedra originais destacam o caráter histórico do volume. O térreo serve como um espaço comunitário, apresentando uma sala de estar, cozinha e um pequeno pátio ao ar livre. Os dois andares superiores são dedicados a áreas privadas, incluindo quartos e banheiros.
