
-
Arquitetos: Negishi Kenchiku Studio
- Área: 58 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Shinsuke Hayakawa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a reforma de uma casa tradicional de 130 anos, situada em uma rua histórica de uma cidade regional. O cliente a utiliza como loja e galeria de arte. O imóvel faz parte do Distrito de Preservação para Conjuntos de Edificações Tradicionais da cidade de Kiryu. Devido às regras de preservação da paisagem urbana, a fachada não pôde ser modificada, e apenas o interior foi reformado. O desafio era criar um espaço de exposição amplo e versátil dentro dessas limitações.

Acreditando no potencial das antigas casas tradicionais, optamos por expor sua estrutura original para tornar o ambiente mais flexível e adaptável a diferentes exposições. Com a remoção de divisórias internas, o espaço se abriu, e a robusta estrutura de madeira do telhado passou a destacar a sensação de história e autenticidade da construção.



O espaço já possuía um grande apelo visual, e a renovação foi realizada principalmente removendo o teto empenado e o antigo piso de tatame. Após essa demolição, o novo piso de concreto bruto passou a conectar suavemente o interior ao exterior, a partir da entrada pelo beco. Além disso, uma "engawa" — varanda tradicional voltada para dentro — foi adicionada ao piso de madeira existente, envolvendo o chão de terra batida. O espaço interno agora funciona como uma pequena praça dentro da cidade ou um amplo pavilhão, ideal para encontros e interações.


O espaço de exposição é entregue aos artistas, criando uma atmosfera única a cada novo projeto. Os visitantes podem explorar a relação entre as obras e o ambiente, tornando a experiência dinâmica e envolvente. Sentados na engawa, podem apreciar as exposições enquanto degustam um chá oferecido pela galeria, aprofundando ainda mais a conexão entre arte e espaço. Dessa forma, a galeria concretiza o desejo do proprietário de aproximar as pessoas da arte.
