
-
Arquitetos: Polk Stanley Wilcox Architects
- Área: 1300 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Timothy Hursley, Reese Rowland

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo centro de visitantes do Pinnacle Mountain State Park se conecta à paisagem como um dossel estruturado e ondulante, suavemente integrado ao terreno inclinado. Mais do que um portal para o Pinnacle Mountain, ele serve como porta de entrada para todos os parques estaduais do Arkansas.



Entre os 52 parques estaduais do Arkansas, Pinnacle Mountain se destaca por estar próximo à capital, Little Rock, que se expandiu até suas fronteiras. Com uma população metropolitana de mais de 750 mil pessoas, para muitos, esse parque é a única experiência com um parque estadual. Anualmente, recebe cerca de 600 mil visitantes. Além de reunir diversas formações geográficas do estado, de penhascos íngremes a áreas alagadas, seu maior ícone é a própria montanha. Subir até o topo é um verdadeiro rito de passagem para muitas crianças com seus pais, e suas trilhas são percorridas diariamente.



Enquanto outros parques das montanhas Ozark e Ouachita possuem construções históricas da era do Civilian Conservation Corps (CCC) que definem sua arquitetura, Pinnacle Mountain não tinha um estilo preexistente. Sua proximidade com a cidade e a presença de visitantes mais jovens que praticam canoagem, escalada, ciclismo e trilhas exigiam uma abordagem diferente. O novo centro precisava se integrar à montanha e ser parte dela. Para aqueles que ainda não exploraram outros parques, esse espaço precisava representar não apenas Pinnacle, mas todo o sistema de parques estaduais.

Ao estudar o local com o olhar de frequentadores de longa data, ficou evidente uma formação rochosa que desce do pico até uma clareira estratégica, conectando trilhas, áreas recreativas e a rodovia 300. A solução arquitetônica aproveita essa característica natural, criando três volumes funcionais ao longo desse eixo, interligados por uma cobertura ondulante que segue o relevo e se entrelaça às copas das árvores. Sob essa estrutura, dois prédios formam um portal para a trilha e a área de recepção. A recepção, a loja de presentes e as exposições possuem uma parede de vidro contínua, criando uma experiência imersiva que conecta os visitantes visual, física e espiritualmente à montanha. O Loblolly Outpost, também sob o dossel, funciona como um café ao ar livre, onde os visitantes podem celebrar a conquista do cume. O telhado acompanha a inclinação da montanha, direciona a água para o declive e reduz sua visibilidade tanto do alto quanto da base. Durante o dia, o vidro reflete a paisagem ao redor; à noite, transforma o espaço em um pavilhão aberto e dinâmico para os trilheiros que retornam. As vigas de madeira laminada criam um padrão estrutural que remete à organização natural das árvores.



O Centro de Visitantes do Pinnacle Mountain se mistura perfeitamente à paisagem, funcionando tanto como portal quanto como destino. Seu conceito inovador cria uma ponte entre o ambiente urbano e a natureza, proporcionando uma experiência única para todos os visitantes.
