Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos

Guardar

Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Porta, Cadeira, VigaQuinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, MadeiraQuinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaQuinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Exterior, Madeira, CadeiraQuinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Mais Imagens+ 66

  • Arquiteto Líder: Graça Correia e Roberto Ragazzi
  • Programa: Reabilitação de Casa Senhorial com uma Capela barroca,
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Exterior, Porta, Jardim
© Arménio Teixeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Quinta de Velude está situada numa encosta virada ao Rio Douro, abandonada há 40 anos a quinta destaca-se pela sua extraordinária história e pela sua Casa Senhorial com uma Capela barroca. Uma vez que a quinta e a sua casa senhorial permaneceram abandonadas, a sua autenticidade nunca foi desvirtuada. Pela razão de tal abandono, a quinta ficou completamente isolada e totalmente esquecida, não tendo sido nunca até agora, identificado o seu valor patrimonial que só a sua história só por si justificaria. No séc. XIV a Quinta é atribuída aos Morgados de Velude como uma honra cuja extensão original levaria ao Rio Douro. Desde essa data esta pertenceu à família e o primeiro testamento conhecido é dos fidalgos Vasco Esteves de Matos e Madalena Gil, os fundadores da Capela de Santo António (1388).

Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Porta, Cadeira, Viga
© Arménio Teixeira
Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Iluminação, Cadeira, Porta, Viga
© Arménio Teixeira
Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Viga, Cadeira
© Arménio Teixeira

A Casa de Velude atesta um valor cultural e patrimonial considerável, aliado à beleza discreta da sua capela barroca e ao sistema ancestral da sua particular distribuição sequencial de compartimentos. Esta reabilitação procura introduzir exigências de conforto do Séc. XXI permanecendo absolutamente fiel aos valores tradicionais - na sua espacialidade original segundo o Prof. Aníbal Costa é um raríssimo exemplar no país. No seu relatório podemos ler: "A Casa de Velude tem um valor cultural e patrimonial ainda para escrever e investigar, para além da beleza discreta da sua Capela, o belíssimo altar e, da Casa que ainda comporta o sistema muito antigo de organização interna dos espaços, em que não existia corredor de distribuição e as salas eram sequenciais, enquanto espaços de caracter com maior interação com pessoas externas à família. Uma organização interna (…) que tinha também uma função de equilíbrio de temperatura e humidade dentro da casa, ou seja, do conforto do interior, quer para aquecimento quer para arrefecimento e onde a ventilação natural era um complemento obrigatório."

Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira
© Arménio Teixeira
Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 42 de 71
Alçãdo Sul e Corte B
Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 29 de 71
© Arménio Teixeira

O verde Douro nas pinturas a óleo dos interiores, os vermelhos e ocres nas portas e janelas - com as suas madeiras em castanho novas, igualmente pintadas a óleo - ou os azuis dos pigmentos em óxido de ferro. Todos estes elementos originais se articulam com a contemporaneidade revelando os valores materiais e imateriais num diálogo entre novo e antigo, entre a tradição e modernidade.

Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Arménio Teixeira
Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 64 de 71
Esquisso_02
Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Imagem 25 de 71
© Arménio Teixeira

O projecto pretendeu restaurar a casa existente, transformando-a num espaço de habitar, de convívio e de lazer. Manteve-se a relação de cotas e de alturas de fachadas existentes e, honrando a morfologia do existente, ocupam-se os espaços interiores com novos ambientes, adaptados às condições e exigências habitacionais actuais.

Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Exterior, Porta, Jardim
© Arménio Teixeira

A piscina foi executada integralmente com granito reciclado de um tanque de água cuja mina secou, articulando o conforto da tecnologia em simbiose com as enormes peças desmontadas, identificadas e re-assembladas; observa-se, nas suas juntas de corte singular, o conhecimento ancestral do trabalho de cantaria e, na tensão entre estas duas lógicas, encontramos o paradigma construído da relação entre o passado e o presente.

Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos - Fotografia de Exterior, Jardim
© Arménio Teixeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Quinta de Velude / Correia/Ragazzi Arquitectos" 30 Jan 2025. ArchDaily Brasil. Acessado 23 Fev 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/1026304/quinta-de-velude-correia-ragazzi-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.