
-
Arquitetos: GRAT
- Ano: 2024
-
Fotografias:Simone Marcolin


Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Biaix encontra-se ao longo do Caminho de Aubareda, um percurso que serpenteia por campos de trigo e florestas mediterrâneas. Erguida sobre uma pequena colina, a casa é cercada por um bosque de pinheiros e um olival, estando a poucos metros de um dos carvalhos mais antigos de Barcelona.



O projeto conserva a forma histórica exterior da casa rural enquanto introduz uma nova lógica formal e material em seu interior. Ele também emoldura vistas da paisagem em regeneração, parcialmente transformada por um recente incêndio florestal. Uma materialidade austera de argamassa de cal é aplicada em todo o projeto, reintroduzindo um material que tradicionalmente era utilizado nas casas rurais. A pedra calcária local, característica do interior da Catalunha, define a paleta cromática do projeto.



O programa diurno no térreo está organizado para potencializar as conexões visuais com uma paisagem que muda ao longo das estações. No andar superior, os quartos são dispostos ao longo de um corredor diagonal que dá forma à distinta geometria interna. Essa forma oblíqua é utilizada para otimizar os espaços de serviço e acomodar um quarto adicional para a família.


O anexo se torna um novo espaço habitável, conectado à casa principal por uma escada em espiral. A fachada posterior pode ser aberta, tornando a casa completamente acessível e exposta aos quatro ventos.
