
-
Arquitetos: FCstudio
- Área: 1500 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:André Mortatti
-
Fabricantes: Arthur Decor, Bontempo, By Kamy, Construflama, Coppermax, Dpot, Estúdio Orth, FCstudio, Jaqcsa Vidros, Lightworks, Lumini, Magma, Mais Fimishings, Marché Art de Vie, Mula Preta, Parket, Tensoflax, Ulimax

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura de interiores da Casa Brisa é um exemplar contemporâneo, refletindo um avanço significativo na maneira como o design pode exceder papel fundamental na qualidade de vida através do conceito. A inspiração veio de um diálogo de um lar que integra o design à natureza, promovendo bem-estar dos usuários e deixando livre, a partir dos interiores, os visuais ao seu entorno, conectando a casa à mata atlântica e ao mar. O desafio nesta casa foi a especificação minuciosa dos mobiliários para resistir as intempéries de uma casa de praia, como a maresia. Selecionamos peças mais leves, sem criar obstáculos visuais para o entorno. Por esse motivo, a mesa de jantar Equilíbrio, assinada por nós tem 5 metros de comprimento e é sustentada com um pé só.



A parede em mármore Rosso exibe uma obra do artista brasileiro Bechara no living, adicionando um toque artístico ao ambiente. Um painel deslizante oculta a tela da TV, que é revelada quando necessária para momentos de entretenimento. A lareira proporciona calor, tornando o espaço perfeito para conversas. A pedra natural Emerald Green se destaca no design da Brisa, revestindo as paredes e o piso dos 2 banheiros principais da casa, e reveste também a piscina. Assinada por nós, a mesa Stonehenge é feita na mesma pedra. O piso em mármore Travertino é a superfície protagonista, presente nos principais ambientes da residência em todos os pavimentos. As grandes janelas e o uso estratégico da varanda maximizam o contato visual com o mar e a natureza circundante, proporcionando uma experiência imersiva super intensa no contexto. Este aspecto aumenta a qualidade do projeto de interiores e eleva o padrão de vida dos seus habitantes, já que o projeto não se resume aos espaços internos, mas sim se expande a toda conformação paisagística externa, com visuais e ângulos estratégicos.




No que diz respeito à inovação, o projeto destaca-se pelo uso inteligente de materiais e pelo design adaptativo. A luminária de lona tensionada com 8 metros de comprimento, por exemplo, não é apenas uma fonte de iluminação, mas também uma peça central que modifica sua aparência como a luz do dia, refletindo as cores do pôr do sol e adicionando uma dimensão dinâmica ao ambiente. O design se destaca através de peças que criam um ambiente que equilibra simbolismo e funcionalidade, com diversas peças autorais que criamos exclusivamente como a mesa equilíbrio, mesa libélula, aparador onda e luminária haste. Em resumo, este projeto não só respeita o contexto geográfico e cultural no qual está inserido, mas também oferece aos seus moradores um espaço que é ao mesmo tempo moderno, funcional e profundamente conectado com à natureza. Através dessas práticas inovadoras e sustentáveis, a residência em Iporanga estabelece um novo padrão de como a arquitetura pode e deve evoluir, promovendo uma vida mais integrada e respeitosa com o nosso mundo.
