
-
Arquitetos: Nicolás Campodonico
- Área: 510 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nicolás Campodonico

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma residência de uso permanente situada no ambiente suburbano na localidade de Funes, Argentina. Implantado em um lote regular de 30 x 17 metros com frente voltada para o leste, o projeto busca aproveitar as orientações favoráveis e gerar espaços abertos com usos diferenciados para os distintos setores da casa.

A estratégia principal é dispor o volume em forma de "L", onde seu lado mais curto organiza os ambientes íntimos da casa, dormitórios, banheiro, closets, em relação a um pátio fechado voltado para a rua com orientação leste. Por outro lado, em seu lado mais longo, estão dispostos os ambientes de uso social, cozinha, estar, sala de jantar, galeria e escritório, relacionados ao jardim principal voltado para o norte. Um corredor ao sul cria uma entrada alternativa tanto para o jardim quanto para o escritório. As diferenças de alturas entre os telhados reforçam a iluminação com janelas protegidas.



A disposição em "L" favorece uma entrada clara no vértice que, a partir de uma área de recepção, permite distribuir o movimento para os dois setores da casa, acentuado no interior por uma mudança de altura nos pés-direitos. Neste mesmo ambiente, mas do lado externo, está localizado um depósito elevado de água (necessário para conter a água extraída do lençol freático) e um aquecedor solar orientado perpendicularmente ao norte e com um ângulo de 60 graus recomendado para o máximo aproveitamento da energia solar nesta latitude. Este conjunto funcional confere uma expressão potente que acentua a entrada da casa.


O projeto se materializa predominantemente com paredes duplas de tijolos comuns, com câmara de ar e isolamento térmico com instalações incorporadas. O tijolo é assentado em juntas grossas de argamassa à base de cal, sem limpeza ou acabamentos. No interior, as paredes são pintadas de branco.


