Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Ao usar o ArchDaily, você concorda com nossos Termos de Uso, Política de Privacidade e Política de Cookies.

Se você deseja aproveitar ao máximo sua experiência em nosso site, cadastre-se..

Casa Castelar / SOLAR

Guardar
Casa Castelar / SOLAR - Fotografia de Interiores
© Adriá Goula

Casa Castelar / SOLAR - Fotografia de ExteriorCasa Castelar / SOLAR - Imagem 3 de 31Casa Castelar / SOLAR - Imagem 4 de 31Casa Castelar / SOLAR - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Castelar / SOLAR - Mais Imagens+ 26

Madrid, Espanha
  • Arquitetos: Solar
  • Arquitetos : Pablo Canga, Ana Herreros
  • Colaboradores: Luis Guerra
  • Arquiteto Técnico: Ángel García
  • Construção Civil: Edite Transforma
  • Design De Mobiliário: Solar
  • Iluminação: PanaLed
  • Paisagismo: Blom Bureau
  • Cidade: Madrid
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Castelar / SOLAR - Fotografia de Exterior
© Adriá Goula

"Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo em um estado completo que talvez nunca existiu em nenhum momento." Eugène Viollet-le-Duc. Construir sobre o construído. As cidades e os edifícios têm muitas vidas. Durante décadas, a ausência de sensibilidade em relação aos restos do passado como depósitos de memória coletiva contribuiu para a destruição do patrimônio.

Casa Castelar / SOLAR - Fotografia de Interiores
© Adriá Goula
Casa Castelar / SOLAR - Fotografia de Interiores
© Adriá Goula

Uma erosão da história construída que deu origem a uma reação pendular e que resultou na sacralização do patrimônio e na cristalização do objeto no tempo, às vezes sem o rigor que tal trabalho merece. Casa Castelar é um exercício de reflexão ideológica e estética sobre como incorporar a memória e a entropia do existente — aproveitando o capital termodinâmico e informativo — ao projeto contemporâneo a partir de uma visão distante da conservação dogmática.

Casa Castelar / SOLAR - Imagem 13 de 31
© Adriá Goula
Casa Castelar / SOLAR - Fotografia de Interiores, Madeira
© Adriá Goula

Recuperação tipológica. Projetada no final do século XIX nos arredores da capital, a colônia Madrid Moderno era composta por noventa e seis habitações baseadas nas ideias higienistas da cidade-jardim, das quais hoje restam apenas quatorze unidades, em grande parte devido à pressão imobiliária exercida desde os anos 70. O requerimento consistiu na reabilitação de uma delas, cujo estado precário obrigava a intervenção na estrutura atrás de sua fachada protegida.

Casa Castelar / SOLAR - Imagem 4 de 31
© Adriá Goula

Consciente de que o valor patrimonial vai além dos elementos neomudéjares e do distintivo mirante, o projeto aposta na restituição do esquema original da casa. Graças à uma série de intervenções e demolições estratégicas, as quais eliminaram os acréscimos que preenchiam o terreno, conseguiu-se recuperar a tipologia de 1890 em "L" em torno de um pátio ao qual se distribui o programa. A nível espacial, o interior se caracteriza pela harmonização de ambientes conectados com a caixa da escada por grandes aberturas, resultando em uma série de vistas cruzadas que acompanham a ascensão sem perder a referência visual constante tanto entre eles quanto com o pátio.

Casa Castelar / SOLAR - Fotografia de Interiores, Madeira
© Adriá Goula
Casa Castelar / SOLAR - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira
© Adriá Goula

Artesanato vs tecnologia. Enquanto a fachada exterior foi reabilitada seguindo modelos clássicos de restauração, onde a elaboração de moldes, a carpintaria artesanal e a recuperação de ofícios tradicionais se desenvolveram em um ritmo lento; na fachada posterior, grandes aberturas foram recortadas e revestidas com uma pele de alumínio reciclado, perfurada e cortada por controle numérico. Este sistema construtivo leve facilitou a instalação, assim como o possível desmantelamento, reutilização e manutenção no futuro. A dualidade entre tradição e inovação, artesanato e industrialização aplicadas em ambas as fachadas, conferem à habitação duas frentes contrastantes. Um Jano com rosto de tempo antigo atrás do qual se esconde outro, fixo no futuro.

Casa Castelar / SOLAR - Imagem 20 de 31
© Adriá Goula
Casa Castelar / SOLAR - Imagem 21 de 31
© Adriá Goula

Ética ecológica. Os edifícios do passado são valiosos depósitos que acumulam materiais, energia e esforço humano, portanto, sua transformação se ergue como um imperativo ecológico que, sem dúvida, moldará nossa paisagem construída. Além da conservação de elementos existentes, foram implantadas estratégias e sistemas bioclimáticos — isolamento térmico, novas carpintarias, instalação de aerotermia e a otimização da ventilação cruzada — que permitiram reduzir o consumo energético em mais de 70%.

Casa Castelar / SOLAR - Imagem 16 de 31
© Adriá Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Castelar / SOLAR" [Casa Castelar / SOLAR] 11 Fev 2025. ArchDaily Brasil. Acessado 31 Mar 2025. <https://www.archdaily.com.br/br/1026436/casa-castelar-solar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.