
-
Arquitetos: Equipo Parque Educativo La Carcova
- Área: 500 m²
-
Fotografías:Herald Jeffry Paredes,

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Parque Educativo La Carcova é definido como uma experiência de trabalho colaborativo em andamento e de longa duração, baseada na formação de uma rede universitária unida por um objetivo comum em um território específico, onde há muitas necessidades básicas não atendidas.



Desde 2019, foi construída uma rede nacional e internacional de instituições educacionais, promovendo uma experiência de intercâmbio e produção conjunta. Esta iniciativa gira em torno do desenvolvimento de construções em escala real, realizadas por meio de oficinas de construção coletiva e comunitária, com a participação ativa de estudantes e atores sociais. A equipe da Biblioteca Popular La Carcova atua como interlocutora no território para o desenvolvimento do projeto. Trata-se de uma instituição educacional e cultural, referência no bairro, que está em plena expansão e enfrenta necessidades concretas de crescimento.

A estratégia geral de trabalho se enquadra no conceito de Território Educativo, estabelecido pela Universidade de San Martín (UNSAM) como um objetivo fundamental para a transferência de conhecimento às áreas mais carentes do município. Dentro desse conceito, foi acordado um trabalho conjunto com as políticas da Direção de Integração Socio-urbana da Prefeitura de General San Martín.


O processo de escuta das necessidades, atividades atuais, ações futuras, desejos e aspirações deu início a um exercício de imaginação coletiva que possibilitou a definição final do projeto. Assim, foi desenvolvida uma proposta de ampliação da Biblioteca Popular La Carcova, junto com uma estratégia mais ampla para o desenvolvimento do Parque Educativo, permitindo sua implementação progressiva ao longo do tempo. A proximidade com os representantes da organização social possibilita um processo participativo, baseado na construção de consensos e na confiança entre os atores institucionais e a comunidade local.


Em 2019, foi construída a primeira estrutura no território — uma estrutura de madeira, cuja cobertura não apenas atendeu à necessidade de sombra no espaço, mas também estabeleceu um ponto de encontro, tornando-se um elemento de referência, identidade e afeto para a comunidade de La Carcova. A produção e montagem dessa estrutura aconteceram por meio de várias sessões de uma oficina de construção coletiva, reunindo estudantes, professores e moradores.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, o projeto continuou a crescer. Posteriormente, por meio da Oficina Integrada de Construção Coletiva, formada por estudantes e docentes, foi construído o Santuário do Gauchito Gil, uma figura central na religiosidade do bairro. Atualmente, está em andamento a construção do segundo andar da Biblioteca Popular La Carcova, com o apoio da fundação alemã Aktion Palca, assim como o Espaço para a Primeira Infância, que já está em funcionamento. Seu nome simboliza de forma perfeita o espírito desse processo de construção coletiva: "Tudo a seu tempo".
