
-
Arquitetos: Felipe Toro, Gonzalo Rufin Arquitectos
- Área: 80 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Pablo Casals
-
Fabricantes: Vidrieria Acuario

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os mais de seis mil quilômetros de costa chilena dão lugar a praias com paisagens, características e até temperaturas diferentes, oferecendo opções que se ajustam a todos os gostos.


No caso dos amantes de um clima ventoso, ideal para a prática de esportes náuticos como o windsurf e o kitesurf, não há dúvida de que o destino se chama "Matanzas", uma localidade situada na zona central do país a três horas de carro de Santiago, a capital.

Dessa forma, no coração de um cenário montanhoso, rodeado por florestas e ravinas, encontra-se o projeto, uma estrutura que se destaca à distância tanto pela sua verticalidade quanto pela sua horizontalidade. Ele ocupa de maneira inteligente o único espaço plano do terreno, aproveitando ao máximo suas características. Graças ao uso da madeira, a construção se camufla com o ambiente, funcionando como um acolhedor abrigo que convida a proteção contra as condições climáticas locais.


A construção se caracteriza pela repetição de um módulo que abriga três andares de altura e se estende nove vezes em largura, formando 80 m2 entre espaços externos e internos. Além disso, por meio de um esqueleto formado por amarras de madeira e aço, o projeto reconhece a pequena área disponível onde deve ser implantado e a usa a seu favor para se erguer verticalmente, distribuindo o programa público, como a cozinha, a sala e o banheiro, em um primeiro nível junto às varandas, enquanto os espaços privados estão nos andares superiores, como o dormitório principal e um sótão que é utilizado para acomodar os hóspedes.

Por fim, a envoltória desta casa, pensada como segunda residência, é resolvida considerando certos níveis de transparência, mantendo abertas suas faces laterais para trabalhar vistas horizontais desobstruídas em direção à floresta, acompanhadas de um conjunto de persianas que geram um fechamento permeável e em conexão com o entorno.
