
-
Arquitetos: Azimut 180°
- Área: 58 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Josefina Quezada

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada à beira do rio San Pedro, nos arredores da cidade de Valdivia, Chile, a casa La Regalona representa um jogo de equilíbrio entre o patrimônio cultural local e as necessidades de uma habitação contemporânea. O fio condutor do projeto é a sustentabilidade, que guiou o processo criativo para conciliar os aspectos estéticos da obra com sua incorporação na paisagem.


O projeto se inspira na tipologia da habitação rural do sul do Chile, onde o clima chuvoso e ventoso dita os aspectos formais do telhado de duas águas e a inclusão de uma espécie de hall. Este espaço intermediário cumpre uma dupla função ao proporcionar um local de transição onde deixar a roupa molhada, e opera a função de bloquear o vento criando uma entrada protegida das intempéries.

Considerando o entorno como condicionante do projeto, a casa se distancia do solo para manter a permeabilidade e não deixar rastros. Com a mesma estratégia, optou-se por fazer da madeira a protagonista incontestável deste projeto, tanto para honrar a tradição construtiva local quanto por sua estética contemporânea e sustentabilidade. Sendo assim, o revestimento exterior em madeira tratada com a técnica japonesa shou sugi ban também permite integrar a casa na paisagem.

Uma ampla janela localizada ao norte permite a entrada de luz natural e reforça a sensação de amplitude gerada pela dupla altura na área estar-jantar-cozinha, deixando para trás os interiores fracionados e escuros das casas tradicionais. De fato, o volume interior se mantém unificado graças ao segundo nível que foi trabalhado como um mezanino e à incorporação de portas dobráveis que permitem integrar o dormitório à sala, criando um espaço flexível.


Transcendendo as considerações estéticas, o posicionamento cuidadoso das janelas e dos beirais permite otimizar os ganhos solares, mitigando os riscos de superaquecimento da casa no verão. Esta estratégia bioclimática permite manter o conforto térmico e luminoso interno. Além disso, para reduzir o consumo energético vinculado ao aquecimento, a casa foi projetada com um isolamento térmico superior à norma chilena.

Regalona é o fruto de um design guiado pela sustentabilidade e pela identidade local marcada por sua paisagem fluvial, seu clima e a cultura da madeira. É, em sua essência, uma habitação enraizada no presente e em seu território.
