
-
Arquitetos: Quentin Desfarges
- Área: 110 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ruben Ratkusic

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída a 937 metros acima do nível do mar, esta cabana está localizada nas cênicas montanhas Hallandsfjell, Noruega. Com vista para as paisagens do Parque Nacional Hardangervidda, a cabana oferece um refúgio sereno, mesclando design tradicional com vida moderna, enquanto abraça a beleza do ambiente natural da Noruega. Devido ao seu entorno, a cabana está exposta a severas condições climáticas no inverno, sendo às vezes enterrada sob metros de neve. Projetar uma cabana está diretamente ligado à essência da vida. O cotidiano se organiza em ciclos, girando em torno de tarefas simples e fundamentais. Por isso, o programa reflete essa simplicidade: cozinhar, dormir, cuidar da higiene e estar junto.



Projetada para se integrar perfeitamente ao seu ambiente natural, a cabana preserva grande parte da vegetação existente. Os visitantes deixam seus carros na estrada e caminham por uma floresta de bétulas até chegar à entrada. Essa mínima interrupção na paisagem enfatiza a intenção de criar um diálogo respeitoso entre o ambiente construído e a natureza. A arquitetura resultante é caracterizada por sua simplicidade e rusticidade. A forma retangular da cabana é pontuada por um corte ousado, marcando a entrada e oferecendo armazenamento protegido para equipamentos de inverno.

Uma grande janela redonda adiciona um elemento intrigante, oferecendo um vislumbre do interior convidativo e estabelecendo uma conexão visual entre o interior e o exterior. Construída inteiramente em madeira maciça, a cabana tem uma expressão estrutural forte. O madeira cruzada exposta define tanto o interior quanto o exterior, com revestimento de pinus não tratado que envelhecerá naturalmente, desenvolvendo uma patina cinza que espelha a paisagem envelhecida. Essa escolha de material não apenas ancora a cabana em seu entorno, mas também cria uma atmosfera acolhedora e íntima por dentro, onde o painel de pinus liso evoca uma sensação de calma e conforto.




Em contraste com o calor da madeira, o piso de concreto polido com aquecimento introduz uma interação tátil entre materiais crus e refinados. Armários e móveis personalizados feitos de pinus laminado cruzado enriquecem ainda mais o interior, com peças selecionadas tratadas em verde para criar pontos focais esculturais, como a ilha da cozinha e a escada. O extenso uso da madeira também confere uma qualidade olfativa distinta e única ao local. Respeitando a paisagem montanhosa ao redor, a arquitetura se conecta harmoniosamente ao exterior. Integradas à estrutura de madeira, as janelas do chão ao teto ampliam a relação com a natureza, dissolvendo os limites entre interior e exterior e enquadrando a paisagem em constante mutação, que dá ritmo à vida na cabana. A cabana exemplifica um design sensível e enraizado no contexto, celebrando o patrimônio arquitetônico da Noruega enquanto proporciona um refúgio acolhedor para seus habitantes.
