
-
Arquitetos: Herrmann + Bosch Architekten
- Área: 10880 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Roland Halbe, Achim Birnbaum
-
Fabricantes: Carl Stahl ARC, IBC Solar, Lamberts, Schmitt + Sohn Aufzüge, Sherpa, Zinco

Descrição enviada pela equipe de projeto. O maior estacionamento de madeira da Alemanha como fonte de materiais para o futuro. Projetado pelo escritório de arquitetura herrmann+bosch architekten, com sede em Stuttgart, este estacionamento estabelece novos padrões em diversos aspectos, combinando altas exigências de design, funcionalidade e sustentabilidade. O estacionamento está localizado ao longo de uma importante rota pedestre entre o planejado OTTO Quartier, que está sendo desenvolvido a partir do monumento industrial da antiga tecelagem Heinrich Otto & Söhne, e a estação de trem. Com 349 vagas distribuídas por cinco andares, ele desempenha um papel significativo no conceito de mobilidade da cidade de Wendlingen. Ele substitui os estacionamentos existentes localizados na "Behr Areal" e promove uma mobilidade ecologicamente responsável devido à sua localização estratégica próxima à estação de trem, várias estações de recarga para carros e e-bikes, além de estacionamento seguro para 200 bicicletas. Sua função Park+Ride também contribui para aliviar o tráfego de toda a região de Stuttgart.



O estacionamento se destaca pela sua forma oval incomum, derivada da área limitada disponível e que permite uma máxima eficiência no uso do espaço. Além disso, sua construção sustentável em madeira é impressionante. Em vez de uma estrutura típica de aço ou concreto, a herrmann+bosch architekten projetou uma construção feita principalmente de placas de madeira laminada cruzada e vigas de madeira laminada. Apenas os andares das rampas e as escadas serão feitos de concreto, por questões estruturais e de segurança contra incêndio. Os pavimentos terão uma superfície durável feita de asfalto fundido. Um nível particularmente alto de funcionalidade para os usuários é alcançado através de vagas de estacionamento sem pilares, que podem ser ajustadas em largura a qualquer momento.

A construção do estacionamento é simples, pois todos os elementos de madeira são pré-fabricados e levados até o local, onde são montados utilizando sistemas de encaixe simples. Isso garante um curto tempo de construção e alta eficiência econômica. A construção leve e o uso mínimo de materiais com alta emissão de CO2, como aço e concreto, pode economizar grandes quantidades de CO2. Para garantir a reciclabilidade do edifício, não serão utilizados materiais compostos e quase todas as conexões serão parafusadas. Isso garante uma desmontagem fácil, separação limpa e, assim, a reutilização dos materiais. A flexibilidade do edifício também é garantida, com alturas de piso planejadas com uma altura livre de 2,35 metros e entre as vigas de 3,40 metros, em vez da altura convencional de 2,10 metros em um típico estacionamento. Essa altura e a ausência de colunas permitem uma fácil conversão do estacionamento em espaço residencial ou de escritório, com um pátio naturalmente iluminado em vez de rampas localizadas no centro.

O lado norte do edifício terá uma fachada à prova de som feita de vidro perfilado translúcido em todos os andares. Isso protegerá efetivamente o planejado desenvolvimento residencial do novo OTTO Quartier do ruído do estacionamento, da linha ferroviária adjacente e da ponte rodoviária. O lado sul terá uma fachada aberta, destacando a construção em madeira e incorporando fachadas verdes para melhorar a atratividade do edifício e de seu entorno. O telhado também será ajardinado, e um sistema fotovoltaico instalado lá fornecerá energia renovável. O objetivo é cobrir completamente as necessidades de eletricidade das estações de recarga por meio do sistema fotovoltaico. A ventilação natural eliminará a necessidade de tecnologias de ventilação problemáticas e sistemas de proteção contra incêndios, aumentando a viabilidade econômica do edifício.

A jardinagem no telhado e na fachada também faz parte de um sofisticado conceito de gestão de águas pluviais que considera as mudanças causadas pela crise climática. O plano de gestão de águas pluviais do projeto, projetado para ser altamente resiliente a chuvas fortes e sustentável, contrasta com as abordagens convencionais que buscam desviar rapidamente as águas pluviais para os sistemas de esgoto. O objetivo deste conceito especialmente desenvolvido é garantir um equilíbrio hídrico natural, promovendo o reabastecimento do lençol freático e a evaporação, enquanto desvia apenas o excesso de água para o sistema de esgoto de forma controlada. Este plano complexo inclui várias medidas de redução do escoamento (telhados verdes, fachadas verdes, bacias de infiltração, cisternas, poços de árvores e superfícies permeáveis). Ele impacta positivamente a vegetação existente, oferece uma proteção aprimorada contra enchentes e influencia de forma positiva o microclima local. O conceito segue o modelo futurista da "cidade esponja", que serve de base para todo o projeto de desenvolvimento urbano do "OTTO Quartier".
